Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Roteiro técnico sobre gladíolo em Concórdia, SC, recebeu 166 participantes



     

No período da tarde o evento teve 120 participantes.

A manhã chuvosa do dia 19/10/2017 em Concórdia, no oeste catarinense, não foi empecilho para organizadores e participantes do Segundo Roteiro Técnico da Cultura do Gladíolo, realizado no campus de Concórdia do Instituto Federal Catarinense (IFC-Concórdia). Durante a manhã foram 46 participantes e no período da tarde foram mais 120 participantes, totalizando 166 participantes ao longo do dia. Entre os participantes estavam estudantes de ensino técnico e de graduação em Agronomia, servidores e professores do IFC-Concórdia e alguns produtores de flores. O evento foi uma organização e realização do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, com o apoio da equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos.

Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense campus Concórdia

professor Nelson Geraldo Golinski fez a abertura do evento.

A abertura do evento foi realizada pelo professor do IFC-Concórdia Otávio Rossato e contou com a participação do Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense campus Concórdia professor Nelson Geraldo Golinski , da professora da Universidade Federal de Santa Catarina e integrante da equipe PhenoGlad de Curitibanos Leosane Cristina Bosco e do professor da Universidade Federal de Santa Maria e integrante da equipe PhenoGlad de Santa Maria Nereu Augusto Streck. Na abertura, o Professor Otávio Rossato e o Diretor Nelson Golinski deram as boas vindas aos participantes e destacaram a parceria entre as instituições para a realização do evento. A Professora Leosane destacou a importância da floricultura como uma das áreas importantes da Agronomia e o Professor Nereu falou sobre o que é a equipe PhenoGlad e sobre o papel das equipes PhenoGlad de SC e do RS no apoio à eventos de extensão como este.

Assim que a chuva deu uma trégua, os participantes foram conferir no campo

a produção de gladíolo.

Durante o evento os participantes puderam acompanhar nas diferentes estações os vários aspectos que envolvem o cultivo do gladíolo como por exemplo adubação, tutoramento e irrigação em gladíolo, pragas e doenças do gladíolo e a importância do manejo integrado, os custos de produção de uma lavoura de gladíolo e como o produtor deve fazer a colheita das hastes florais deixando algumas folhas na planta para garantir o crescimento do corno novo na lavoura. Antes do início das estações, nos dois turnos, integrantes das equipes PhenoGlad de Curitibamos (Melina Bonatto) e de Santa Maria (Regina Tomiozzo) apresentaram as ações de extensão que vem sendo realizadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, destacando que o foco das ações de extensão da equipe PhenoGlad é o produtor, com ênfase em alternativas para diversificar a pequena propriedade. No início da tarde a chuva deu uma trégua, permitindo que os participantes do evento fossem a conferir no campo o que foi debatido sobre a produção de gladíolo.

Este foi o Segundo Roteiro Técnico sobre gladíolo realizado pela equipe PhenoGlad em Santa Catarina este ano, o Primeiro Roteiro Técnico da Cultura do Gladíolo foi realizado no dia 11/05/2017, no campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (http://www.cropmodels.ufsm.br/17/05/2017/primeiro-roteiro-tecnico-sobre-a-cultura-do-gladiolo-aconteceu-em-curitibanos-sc/). A equipe PhenGlad é uma equipe multidisciplinar que pensa a Floricultura e o Paisagismo como um sistema de produção, visando agregar renda ao produtor e buscando a sustentabilidade da cadeia produtiva. A equipe PhenoGlad apóia e realiza eventos para catalisar a transferência de conhecimento e de tecnologia para o produtor, de modo que produtor e consumidor tenham benefícios. Os internautas podem acompanhar notícias, informações sobre floricultura e paisagismo bem como a rotina de trabalho da equipe nas redes sociais oficiais do PhenoGlad no Facebook/phenoglad, Instagram (@phenoglad) e Twitter(@phenoglad1). A página oficial do modelo PhenoGlad é www.ufsm.br/phenoglad.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1149

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes