Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aplicativo PhenoGlad é apresentado em escola rural de Júlio de Castilhos



Aplicativo para celular PhenoGlad Mobile – RS foi apresentado para o Diretor da Escola e para extensionistas da Emater/RS-Ascar em Júlio de Castilhos.

A agricultura digital está em franca expansão no Brasil e no mundo. E os aplicativos para celulares fazem parte desta expansão digital. O aplicativo para celular chamado PhenoGlad Mobile – RS foi lançado no mês de março durante a Expoagro Afubra 2018, em Rio Pardo (http://www.cropmodels.ufsm.br/23/03/2018/aplicativo-phenoglad-mobile-rs-e-lancado-durante-a-expoagro-afubra-2018/ ) e vem sendo usado por extensionsistas da Emater/RS-Ascar e produtores em vários municípios do RS (http://www.cropmodels.ufsm.br/15/04/2018/aplicativo-que-ajuda-no-planejamento-da-lavoura-de-gladiolo-e-usado-no-campo-por-extensionistas/).

E ontem (26/06/2018) foi a vez do aplicativo ser apresentado pela Equipe PhenoGlad na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, na localidade de São João dos Mellos, interior do município de Júlio de Castilhos. A instituição é uma escola rural, com foco na formação de alunos que vivenciem a realidade do campo, especialmente da agricultura familiar, visando manter os jovens no campo.

A apresentação do aplicativo foi para o Diretor da Escola, o Professor José Alencar Zanon, e para a Coordenadora Pedagógica da Escola, a Professora Deise Barbieri. Estavam presentes também o Chefe do escritório municipal da Emater de Júlio de Castilhos Mateus Gomes e a extensionista da Emater de Júlio de Castilhos Elizangela Zancan. Foi realizada uma demonstração de como o aplicativo funciona e como esta ferramenta digital pode ajudar os agricultores e extensionistas na programação do plantio do gladíolo para colheita em qualquer época do ano.

O Diretor José Alencar gostou da ideia de ter na palma da mão uma ferramenta digital que permita tal informação e ressaltou que a ferramenta será muito útil nas aulas, pois se trata de algo que os alunos vão se sentir motivados, já que aproxima a linguagem da sala de aula à linguagem que os jovens hoje estão acostumados, que é a linguagem digital.

O aplicativo PhenoGlad Mobile – RS para smartphones é uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo. Com ele, os agricultores podem descobrir a data de plantio para que a flor fique pronta em qualquer data de comercialização ou evento ao longo do ano, para qualquer um dos 497 municípios do estado do RS. O aplicativo também dá dicas de manejo, como adubação e tutoramento das plantas, indica se há risco de geada ou calor excessivo para os gladíolos naquela região e ainda tem uma galeria de fotos das principais cultivares de gladíolo plantadas atualmente. O aplicativo PhenoGlad Mobile – RS pode ser instalado gratuitamente em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android a partir da Play Store. A versão PhenoGlad Mobile – SC reúne as mesmas funcionalidades para os 295 municípios de Santa Catarina.

A Equipe PhenoGlad da UFSM agradece ao Diretor, aos Professores e aos Servidores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida por nos receber e pela hospitalidade durante nossas estada na instituição.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1166

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes