Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad intensifica parceria com escola rural em Júlio de Castilhos



Alunos e professores da Escola E. E. F. Nossa Senhora Aparecida de Júlio de Castilhos receberam orientações da Equipe PhenoGlad.

Na sexta, 05 de outubro, a Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, na localidade de São João dos Mellos, município de Júlio de Castilhos. O objetivo da visita foi demonstrar aos professores e alunos da escola uma prática de manejo em um cultivo de gladíolo que está em andamento e que visa produzir a flor para decorar a Festa de Nossa Senhora da Saúde, segunda padroeira da comunidade, que vai acontecer no dia 25 de novembro. O projeto faz parte de um conjunto de ações de extensão que a Equipe Phenoglad realiza no RS e em SC visando divulgar e a fomentar a floricultura como alternativa de diversificação de culturas e agregação de renda ao pequeno agricultor familiar.

A aplicação de ureia em cobertura no gladíolo foi demonstrada na prática.

O professor Nereu Augusto Streck e a professora Lilian Osmari Uhlmann representaram a Equipe Phenoglad na visita. Eles foram recepcionados pelo Diretor da Escola, o professor José Alencar Zanon e pela Coordenadora Pedagógica, a professora Deise Barbieri. Após a recepção, se deslocaram até a área experimental da escola, acompanhados de alunos e da professora Vilma Zanon, que leciona a disciplina de Técnicas Agrícolas e está acompanhando o cultivo de gladíolos nas aulas práticas com os alunos.

No cultivo de gladíolos, cujo plantio foi planejado com o aplicativo PhenoGlad Mobile, foi demonstrada a aplicação de nitrogênio em cobertura, utilizando ureia, e feita a amontoa, com a incorporação da ureia. Esta prática é importante, pois as plantas estão com três folhas e está ocorrendo o início da formação da flor, quando aumenta a demanda de nitrogênio pela planta, explica Lilian.

Alunos da escola realizaram a amontoa para melhorar o cultivo do gladíolo.

Os alunos participaram da demonstração da prática de manejo, fazendo a amontoa, que visa melhorar a resistência das plantas de gladíolo ao acamamento pelo vento, comum nesta época de primavera e também controla as plantas daninhas. Para o Diretor da escola, as práticas de campo são muito importantes para a formação dos alunos. “Nossa preocupação é sempre que possível trazer os alunos para o campo, pois é na prática que eles aprendem mais”, conclui o professor Zanon.

A visita serviu também para o planejamento de atividades e a intensificação da parceria da Equipe PhenoGlad com a Escola. “Temos várias atividades planejadas até o ano que vem, inclusive um Dia de Campo em Maio/2019. Por isso estamos aqui, já que planejamento é fundamental para que a parceria se intensifique e tenhamos sucesso”, relata o professor Nereu. “Temos grandes projetos pela frente e estamos fortalecendo a parceria”, conclui.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1173

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes