Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Flores Para Todos chega à escola municipal de Dilermando de Aguiar/ RS



Cuidado, amor, carinho e doação são alguns dos elementos cruciais para a educação e formação de crianças e jovens. Com as flores o processo é semelhante, some a isto o preparo do solo, iluminação, irrigação e o manejo. Pensando no futuro dos mais de 300 alunos atendidos pela única escola do município de Dilermando de Aguiar/ RS, E.M.E.F.Valentim Bastianell, que a Equipe PhenoGlad pretende colorir em oportunidades com o Projeto de extensão “Flores para Todos”, em uma parceria firmada entre a entidade, a Emater/RS-Ascar e o poder público municipal, na quinta-feira, 14 de março.

Escola se junta a outras duas produtoras de Dilermando de Aguiar/RS no Projeto Flores para Todos.

O sentimento estampado em sorrisos era compartilhado por todos e traduz a confiança dos educadores. A Diretora da escola, Luciane da Silva Bello, relata estar “muito feliz com esta parceria”. “Acredito que vai acrescentar muito no conhecimento dos nossos alunos. É uma possibilidade para eles estenderem esse projeto para casa, para as famílias, como uma fonte de renda e como um embelezamento”, comentou Luciane.

A professora de ciências e técnicas agrícolas, Mariuza Ernst de Oliveira, que passa a conduzir oficinas junto à extensionistas da Emater/RS no centro de ensino entende que o conhecimento adquirido “não é só para sala de aula, mas para a vida deles”, ressaltou. Ela também demonstra-se empolgada e complementa que “a escola tem que dar continuidade ao que eles aprendem aqui. Muitos voltam para suas propriedades e outros ainda seguem os estudos. É um incentivo fundamental que a escola está dando para a vida deles”, enfatiza a educadora.

[VIDEO] REUNIÃO NA ESCOLA MUNICIPAL VALENTIM BASTIANELL

Com a chegada do Projeto Flores Para Todos na Escola, a abrangência da iniciativa cresce ainda mais no interior do Rio Grande do Sul. A extensionista da Emater/RS- Ascar e integrante da Equipe da Equipe PhenoGlad, Luana Tironi, relata que há duas produtoras de flores em Dilermando, que integram ao Projeto, e produzem gladíolos para os principais eventos da cidade e também vendas para fora. “É uma iniciativa que começou com elas e agora chega à escola. É uma oportunidade de estarmos trabalhando com mais famílias, levando diversidade de renda para a agricultura familiar”, pontua Luana.

PhenoGlad Mobile será utilizado para planejar os gladíolos na escola.

O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos”, pois busca além de oferecer uma oportunidade do agricultor familiar ganhar dinheiro, levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia e conectando pessoas na comunidade. O projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement” (tradução Flores Locais, produtores locais: um movimento em crescimento), uma iniciativa da Associação de Produtores de Flores de Corte  (do ingles Association of Specialty Cut Flower Growers), que está ganhando força em todo os Estados Unidos, pois está resgatando a tradição de cultivo local de flores de corte e por lá já tem floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e, nas feiras, os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo. A primeira fase do projeto visou a produção de gladíolos para o Dia das Mães no ano de 2018. em cinco municípios: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda fase objetivou a produção das flores para o Dia de Finados 2018, somando outros municípios e escolas rurais: Itaara, Formigueiro, uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul, São João do Polêsine, Tupandi e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves. No primeiro ano foram 14 produtores e três instituições de ensino, sendo produzido nas duas fases do Projeto aproximadamente 9 mil hastes de gladíolo. A terceira fase do projeto visa a comercialização das hastes florais para o Dia das Mães de 2019 em 15 produtores c de oito municípios: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul, totalizando mais 7.200 hastes florais de gladíolo. Em Santa Catarina, em 2018 o projeto beneficiou 1 produtor em Rio do Sul e 3 produtores em Curitibanos e agora em 2019 o projeto está em 1 produtor de Curitibanos e 1 produtor de Concórdia. As Equipes PhenoGlad no RS e em SC estão trabalhando constantemente para aprimorar o projeto e beneficiar mais pessoas. A expectativa é que este ano o projeto se estenda até o Paraná e o Vale do São Francisco.

As instituições que fazem parte da Equipe PhenoGlad são a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia e Campus Rio do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) – Campus Dois Vizinhos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida – Júlio de Castilhos/RS, a Escola Municipal Valentim Bastianello -Dilermando de Aguiar/RS  e, em Cachoeira do Sul/RS, a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima.

Por Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1183

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes