Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeiro plantio de gladíolo do “Flores para Todos” na escola municipal de Dilermando de Aguiar/RS



Turma 8A inaugurou o plantio inédito de gladíolo na escola.

A manhã da terça-feira, 24 de abril de 2019, foi especial para a Equipe PhenoGlad, pois os alunos da turma 8A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello, em Dilermando de Aguiar/RS, região Central do RS, fizeram o primeiro plantio de gladíolo na escola. O plantio da primeira de quatro cultivares faz parte do Projeto de extensão “Flores para Todos”, uma parceria firmada em 14 de março deste ano entre a Escola, a Equipe PhenoGlad da UFSM, a Emater/RS-Ascar e o poder público municipal:

[VIDEO] REUNIÃO NA ESCOLA MUNICIPAL VALENTIM BASTIANELL

Os alunos plantaram 50 bulbos da cultivar Gold Field, de cor amarela. As outras três cultivares serão plantadas nos próximos dias de modo que estejam todas floridas para decorar a festa da escola dia 17/08/2019. O plantio escalonado foi programado com o aplicativo PhenoGlad Mobile, tecnologia digital que permite a programação da colheita de gladíolo nos 497 municípios do RS e nos 295 municípios de Santa Catarina.

“Mão na massa”: alunos das duas turmas de oitavo ano da escola prepararam os canteiros sob a supervisão do extensionista da Emater Thiago Portela.

Mas tudo começou com planejamento antecipado: a preparação da área pelos alunos das duas turmas do oitavo ano da Escola foi na quinta-feira, 18 de abril. Naquele dia, os Integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM Nereu Augusto Streck e Elton Ferreira Lima juntamente com a Supervisora da Emater/RS-Ascar Regional de Santa Maria Auria Schroeder e a extensionista da Emater de Dilermando Luana Fernandes Tironi explicaram aos alunos o que é o projeto Flores para Todos e como a Escola participa do projeto. Depois da parte teórica, foi a vez de todos alunos irem para a prática na horta da escola e prepararem os dois canteiros para o cultivo, sob a supervisão do extensionista e Chefe do escritório da Emater de Dilermando Thiago Portela.

No dia do plantio, o Integrante da Equipe PhenoGlad da UFSM Nereu Augusto Streck juntamente com a Supervisora da Emater/RS-Ascar Regional de Santa Maria Auria Schroder e o extensionista da Emater de Dilermando Thiago Portela explicaram aos alunos por que o plantio da primeira cultivar teria que ser naquele dia de modo que esteja florescida para decorar a festa da escola dia 17/08, conforme o app PhenoGlad Mobile RS. Explicaram também aspectos botânicos do bulbo e os cuidados a tomar na hora do plantio. Na sequencia,  sob a coordenação do extensionista Thiago Portela, os alunos fizeram todos os passos: calcularam e pesaram o adubo, fizeram o sulco, adubaram o sulco, incorporaram o adubo e plantaram os 50 bulbos. A partir de agora, durante o cultivo, os alunos e professores da escola serão assessorados pela Equipe PhenoGlad da UFSM e por extensionistas da Emater nas práticas de manejo das plantas até a colheita das flores.

A extensionista da Emater Luana Tironi explicou aos alunos o funcionamento do app PhenoGlad Mobile.

Os alunos foram nota 10 em dedicação e motivação neste inicio do projeto Flores para Todos na escola. São eles o foco da iniciativa e serão eles que irão produzir os gladiolos para a grande festa do dia 17/08.

Agradecemos à Emater Regional de Santa Maria e à Emater de Dilermando de Aguiar pelo apoio e à Escola Valentim Bastianello pela confiança.

O momento mais esperado: os alunos plantaram os primeiros gladíolos na escola.

O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos”, pois busca oferecer uma oportunidade do agricultor familiar ganhar dinheiro e levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia e conectando pessoas na comunidade. O projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement” (tradução Flores Locais, produtores locais: um movimento em crescimento), uma iniciativa da Associação de Produtores de Flores de Corte  (do ingles Association of Specialty Cut Flower Growers), que está ganhando força em todo os Estados Unidos, pois está resgatando a tradição de cultivo local de flores de corte e por lá já tem floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e, nas feiras, os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo. A primeira fase do projeto visou a produção de gladíolos para o Dia das Mães no ano de 2018 em cinco municípios: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda fase objetivou a produção das flores para o Dia de Finados 2018, somando outros municípios e escolas rurais: Itaara, Formigueiro, uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul, São João do Polêsine, Tupandi e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves. No primeiro ano foram 14 produtores e três instituições de ensino, sendo produzido nas duas fases do Projeto aproximadamente 9 mil hastes de gladíolo. A terceira fase do projeto visa a comercialização das hastes florais para o Dia das Mães de 2019 em 15 produtores de oito municípios: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul, totalizando mais 7.200 hastes florais de gladíolo. Em Santa Catarina, em 2018 o projeto beneficiou 1 produtor em Rio do Sul e 3 produtores em Curitibanos e agora em 2019 o projeto está em 1 produtor de Curitibanos e 1 produtor de Concórdia. As Equipes PhenoGlad no RS e em SC estão trabalhando constantemente para aprimorar o projeto e beneficiar mais pessoas. O projeto já iniciou no Paraná e a expectativa é que se estenda até o Vale do São Francisco.

As instituições que fazem parte da Equipe PhenoGlad são a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia e Campus Rio do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) – Campus Dois Vizinhos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida – Júlio de Castilhos/RS, a Escola Municipal Valentim Bastianello -Dilermando de Aguiar/RS  e, em Cachoeira do Sul/RS, a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima.

Por Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1187

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes