Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Notícias agrícolas: “Projeto da UFSM estuda produção de arroz sem uso de defensivos como alternativa de mercado”



Notícias agrícolas divulga projeto de arroz sem uso de defensivos, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado e Uso Alternativo de Áreas de Várzea (GPAI). Confira:

” Há cinco anos a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) desenvolve pesquisas com a produção de arroz orgânico como alternativa de mercado, especialmente para pequenos produtores que podem agregar valor à sua produção e ainda atender um nicho de mercado específico. Porém, no último ano o foco se voltou para a produção sem uso de defensivos.

Segundo o professor da UFSM, Enio Marchesan, o projeto passou a utilizar fertilizantes, comumente aplicados no método tradicional de produção, pois os tetos produtivos sem eles eram muito baixos. Agora, o controle de plantas daninha, de pragas e doenças é que seguem sendo realizados com outras técnicas.

Para as daninhas, é a própria água que auxilia neste controle. Já para pragas e doenças os aliados são a escolha de cultivares resistentes e o uso de produtos biológicos.

O professor comenta que, caso a produtividade seja elevada e as condições de mercado estiverem favoráveis, a rentabilidade ao produtor também será elevada nesta busca por maneiras diferentes para atender ao mercado.

Como próximos passos dos projetos, Marchesan elenca um estudo mais aprofundado de mercado para entender a real aceitação do produto pelo consumidor final, levar o estudo da Universidade ao campo para ouvir novas demandas dos produtores e o desenvolvimento de novas tecnologias biológicas para auxiliar nesta produção.

Confira a entrevista completa com o professor da UFSM no vídeo.

Por:

 Guilherme Dorigatti

Fonte:

 Notícias Agrícolas

Disponível em : <https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/graos/284482-projeto-da-ufsm-estuda-producao-de-arroz-sem-uso-de-defensivos-como-alternativa-de-mercado.html?fbclid=IwAR2VdVJ0dkpCcIsQgpe5bfNUXjVPYEQlxIs0psylRbIDFf0DUk8MMP9d_0k#.YG3qiOhKjtS>

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1780

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes