Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria tem definidas em seu Planejamento Estratégico (2020-2028) ações a serem implementadas visando a internacionalização do Programa. As principais ações a serem desenvolvidas para este período estão relacionadas a:

– Incentivo à docentes para realização de pós-doutoramento no exterior.

– Incentivo à docentes para participação em eventos internacionais.

– Incentivo à docentes para o desenvolvimento de projetos de cooperação internacional.

– Realização de Workshops e Seminários de Estudos Temáticos com a participação de docentes estrangeiros.

– Oferta de disciplina(s) com a participação de docente(s) estrangeiro(s).

– Incentivo à discentes para realização de intercâmbio e período de estudos em Programas Conveniados.

– Incentivo à discentes para participação em eventos internacionais.

– Incentivo ao intercâmbio de discentes estrangeiros no PPGCC da UFSM.

A Universidade Federal de Santa Maria mantém em sua estrutura administrativa a Secretaria de Apoio Internacional (SAI), órgão institucionalmente vinculado ao Gabinete do Reitor que tem a função de assessorá-lo, cumprindo esse mesmo papel em relação às Pró-Reitorias e demais órgãos da UFSM nas suas relações com instituições estrangeiras, por meio de convênios bilaterais e programas multilaterais. A SAI busca promover e apoiar ações que desenvolvam a cultura da internacionalização, objetivando o fortalecimento da imagem e a inserção da UFSM no cenário mundial.

O Núcleo de Convênios e Mobilidades Bilaterais, vinculado a SAI, é responsável pela formalização dos Convênios Bilaterais, que são acordos de cooperação acadêmica internacional firmados entre a UFSM e instituições estrangeiras, os quais abrangem todas as áreas do conhecimento existentes nessas universidades. Por meio desses convênios, alunos da UFSM têm a possibilidade de realizar disciplinas e outras atividades acadêmicas (mobilidade acadêmica internacional bilateral), durante o período da graduação ou da pós-graduação.

Atualmente, são mais de 115 instituições parceiras da UFSM ao redor do mundo. Tais acordos potencializam a promoção de ações colaborativas de ensino e pesquisa também na área de Ciências Contábeis.