Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pós-doutorado PPGCC

O Programa de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria é regulamentado pela Resolução nº 036/2020, e é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada sob supervisão de um pesquisador experiente, com no mínimo 2 (dois) anos de atuação como docente permanente vinculado a um Programa de Pós-graduação (PPG).

Os processos de seleção de pós-doutoramento são de responsabilidade dos Programas/Cursos de Pós-Graduação, ocorrendo em fluxo contínuo, a partir da manifestação de interessa do candidato.

Poderão candidatar-se ao Programa de Pós-doutorado pesquisadores das diversas áreas, portadores do título de Doutor.

O Pós-doutorado pode ser realizado em uma das seguintes condições:

a) participação financiada com bolsa de pós-doutorado por agência de fomento ou bolsa equivalente, mediante processo de seleção; ou,

b) participação sem bolsa ou se houver afastamento remunerado do empregador ou instituição de pesquisa e ensino.

Quando com bolsa financiada por agência de fomento ou bolsa equivalente, o pós-doutorado deverá ser realizado em tempo integral e com dedicação exclusiva.

Já quando o candidato deseja realizar o pós-doutorado sem bolsa, este poderá ser realizado em período parcial, com tempo mínimo de dedicação de 20 (vinte) horas semanais, desde que haja concordância do supervisor do projeto e do Colegiado do PPG.

A duração do Pós-doutorado será de no mínimo 6 (seis) meses podendo se estender até 4 (quatro) anos, a critério do Colegiado do Programa.

Para acessar informações e documentos relacionados clique aqui

Para acessar a Resolução nº 036/2020 clique aqui

Outras informações podem ser obtidas junto a Secretaria do Programa.