Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Aviso de Conectividade Saber Mais

Programa de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria

Descrição

O Programa de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria é regulamentado pela Resolução N. 036/2020, e é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada sob supervisão de um pesquisador experiente, com no mínimo 2 (dois) anos de atuação como docente permanente vinculado a um Programa de Pós-graduação (PPG).Os processos de seleção de pós-doutorando são de responsabilidade dos Programas/Cursos de Pós-Graduação.
Para a inscrição, o candidato ao Pós-doutorado deverá abrir um Processo de inscrição em programa de pós-doutorado (134.112), junto ao sistema de Processo Eletrônico da UFSM, o PEN-SIE. Para isso, deve primeiramente efetuar o cadastro como usuário externo no LINK. Após, seguir os passos de abertura de processo eletrônico do Tutorial de Abertura de Processo Eletrônico, disponível na página do PEN-SIE em Apoio ao Usuário https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/apoio-ao-usuario/.

Fluxograma da Inscrição em Programa de Pós-Doc pelo PEN-SIE: clique aqui .

Dúvidas relativas ao processo eletrônico, entrar em contato com protocolodag@ufsm.br.

Público Alvo
Poderão candidatar-se ao Programa de Pós-doutorado pesquisadores das diversas áreas, portadores do título de Doutor. Observação: Candidatos ao Programa de Pós-Doutorado não poderão ter vínculo empregatício com a UFSM, exceto quando contratados como professores substitutos sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.