Ir para o conteúdo PPGCSociais Ir para o menu PPGCSociais Ir para a busca no site PPGCSociais Ir para o rodapé PPGCSociais
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ações Afirmativas

As políticas afirmativas de inclusão, permanência e acessibilidade são instrumentos fundamentais para a promoção da equidade em instituições públicas de ensino e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está contemplada pela Resolução N. 068, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2021. Ao adotar cotas de ingresso nos programas de pós-graduação, a UFSM busca garantir oportunidades para grupos historicamente marginalizados, como pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência. A reserva de vagas, variando entre 20% e 50% do total ofertado por ano, é uma forma concreta de combater as desigualdades de acesso à educação de nível superior. A reserva de vagas para grupos historicamente discriminados tem democratizado o acesso a PG na UFSM e é acompanhada anualmente no Seminário Institucional de Ações Afirmativas e Inclusão na PG, que também discute a permanência dos estudantes. A política também inclui medidas de acompanhamento e apoio contínuo aos discentes que ingressam por meio das cotas, assegurando que não apenas tenham acesso à universidade, mas também condições de permanecer e concluir seus estudos com sucesso. Estudantes de PG em vulnerabilidade socioeconômica contam com programa de assistência estudantil, que inclui auxílio-transporte, refeições subsidiadas no restaurante universitário e moradia estudantil (casa para estudantes de pós-graduação).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

ACESSO: O PPGCSociais implementou a política de ações afirmativas em seu processo seletivo de 2023 para entrada em 2024. 30% das vagas oferecidas foram destinadas a candidatos(as) que se autodeclararam pretos(as), pardos(as), indígenas e com deficiência. Além dessa reserva de vagas, o PPGCSociais inovou na UFSM oferecendo vagas para professores(as) do ensino básico das redes pública e privada.  É importante registrar duas dimensões do processo seletivo, que permitiram  um acesso mais democrático e reparatório de injustiça social. O processo seletivo, do PPG tem sido realizado de modo online deste 2021. Isso permitiu que candidatos de outras cidades, estados e até países como Guiné Bissau, Moçambique, Cabo Verde, que se inscreveram através de ações afirmativas, fizessem a seleção. Uma outra inovação do processo foi a diferença de nota mínima na prova de teoria social.  A nota mínima para o(as) candidato(as) de ações afirmativas foi cinco(5). E para os(as) candidato(as) de ampla concorrência foi sete(7). Esse critério de notas adotado se respalda na análise dos dados de seleções anteriores em que a coordenação identificou a nota da prova de teoria social como um gargalo para o acesso de candidatos(as), que no momento da inscrição se autodeclaravam pretos(as) e pardos(as). Os dados foram levados ao colegiado do PPG,  que, prontamente,  aprovou a diferença de nota mínima entre candidatos(as) de ações afirmativas e ampla concorrência para ser implementada já no processo seletivo de 2023 para entrada em 2024.   AÇÕES DE PERMANÊNCIA: Foi aprovado pelo colegiado do PPGCSociais uma  porcentagem de 30% das bolsas que devem ser destinadas aos(às) aprovados(as) no processo seletivo através das ações afirmativas, tanto no mestrado como no doutorado. Os(as) estudantes também têm acesso ao Benefício Sócio-Econômico (BSE), moradia estudantil e restaurante universitário. A UFSM possui uma casa de estudantes para pós-graduação. É preciso se inscrever para receber o BSE e para a moradia estudantil.

Todas as informações sobre BSE e moradia estudantil podem ser encontradas no site da PRAE/ PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Instagram:@praeufsm

Contatos da PRAE 

AÇÕES DO PPG

Durante o quadriênio, as ações afirmativas foram tema de debates entre docentes e discentes e de eventos realizados pelo PPGCSociais. O NEABI/UFSM colaborou muito com o PPGCSociais na implementação da Política. Foram várias reuniões com o Núcleo, durante todo o quadriênio, para debater vagas, bolsas e outras ações de permanência.

 

 

 

 Em 2022, o PPG recebeu, para debater ações afirmativas, o professor dr. José Carlos Gomes dos Anjos (UFRGS).

 

 

A aula inaugural de 2023 foi ministrada pelo professor dr. Luis Augusto Campos (IESP/UERJ) “Ações afirmativas no Ensino Superior: conquistas e desafios”. E em 2024 a agenda de eventos do PPGCSociais foi debatida e organizada pelos(as) estudantes que ingressaram através das ações afirmativas e de estudantes negros e negras que entraram em anos anteriores.

A aula inaugural de 2024 foi ministrada pela professora dra. Andrea Lopes (UNIRIO) “Ações afirmativas: cotas raciais”. Na ocasião, a professora também se reuniu com os(as) estudantes e debateu com eles(elas) a importância dessas ações na inclusão e diversificação no Programa. Sua colaboração também foi registrada em forma de entrevista para a rádio universitária da UFSM, no Programa Identidade Preta.

“Seminário: Diálogos Epistemológicos entre Brasil e África”, ministrado pelo professor dr. Luis Tomás Domingos (UNILAB). O seminário foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro/24 e contou com a presença do NEABI/UFSM, vários coletivos negros de Santa Maria, coletivos de estudantes negros da UFSM, além dos(as) discentes de vários PPGs e de graduação da universidade. O professor Luis Tomás também concedeu entrevista ao programa Identidade Preta, da rádio Universitária da UFSM.

Também fruto da implementação da Política de Ações Afirmativas no PPGCSociais, os(as) estudantes criaram em 2024 o Coletivo de Estudantes Negros e Negras/PPGCSociais, com a participação também de estudantes da graduação em Ciências Sociais e apoio do PPG.