Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Matrículas em Disciplinas e Créditos

O aluno de mestrado deverá cursar o mínimo de 24 créditos em disciplinas, e o aluno de doutorado o mínimo de 36 créditos.
Na UFSM, cada crédito corresponde a 15 horas. Exemplo: disciplina de 45 horas = 3 créditos.

O aluno de mestrado deverá, preferencialmente, cursar os créditos exigíveis até o 3º semestre de curso e o de doutorado até o 4º semestre.

O aluno deve cursar as disciplinas apontadas no Plano de Estudos, contudo, de acordo com a a oferta das disciplinas do curso, com a linha de pesquisa a qual ingressou e em consonância com os assuntos que estejam sendo pesquisados. Podem ser cursadas disciplinas de outros cursos de pós da UFSM ou instituições de ensino, desde que o orientador esteja de acordo. (ver matrícula extracurricular)

As datas de matrículas são propostas pelo Calendário Acadêmico da UFSM a cada semestre. A secretaria do PPGEC divulga o período de matrículas e as disciplinas ofertadas com as instruções no site do PPGEC e nas Redes Sociais. São quatro períodos:
1º MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno;
2º MATRÍCULA – AJUSTE WEB: Período para ajuste de matrícula via Portal do Aluno;
3º MATRÍCULA – AJUSTE ÀS COORDENAÇÕES DE CURSO: Período para ajuste de matrícula por e-mail à Coordenação de Curso por meio do formulário Requerimento de Ajuste de Matrícula;
4º MATRÍCULA – EXTRACURRICULAR: Período de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos de pós-graduação da UFSM (ver matrícula extracurricular).

O horário das disciplinas no PPGEC está disponibilizado no Menu Superior – HORÁRIOS em nosso site. A ementa da disciplina, o programa e a bibliografia encontram-se no site no ícone INFORMAÇÕES CURRICULARES.

Para manter o vínculo regular com o curso, o aluno deverá estar matriculado e cursando pelo menos uma disciplina. Aos alunos, que já tenham cursado todos os créditos, devem manter o vínculo mediante a matrícula em EDT001- Elaboração de DISSERTAÇÃO/Tese para o Mestrado e EDD001 – Elaboração de Dissertação/TESE, para o Doutorado. Ambas não geram créditos.

Será desligado do curso, o aluno que tiver reprovação em duas disciplinas diferentes, ou duas vezes na mesma disciplina ou, ainda, obtiver duas reprovações no Seminário de Mestrado. O discente que não efetuar a matrícula regularmente terá sua situação caracterizada como Abandono do curso.

Será vedada a matrícula em disciplinas nas quais o aluno já tenha cursado com aprovação nos últimos cinco (5) anos.

O discente que obtiver conceito igual ou inferior a “C” em qualquer disciplina, será reprovado.

Requerimento de Ajuste de Matrícula

Solicitação de Matrícula Extracurricular (em outros cursos)