O Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciou a suas atividades em 2011, oferecendo anualmente vagas no Curso de Mestrado. A proposta do curso foi aprovada no dia 30 de março de 2011 na 125ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O PPGE&D está ligado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais que integra o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM.
O DERI/UFSM dispõe de corpo docente diversificado e comprometido com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, preparado para unir seus esforços aos discentes e parceiros externos e desenvolver o Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da UFSM.
O PPGE&D, com característica plural, contribui na realização de estudos e pesquisas visando o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil, formando, em nível de pós-graduação, profissionais com capacidade de elaboração de análises internacionais, nacionais, regionais e locais, a fim de propor estratégias alternativas de desenvolvimento.
As linhas de pesquisa propostas a) Inovação, Instituições e Desenvolvimento, b) Relações Econômicas Internacionais e c) Economia Social, Desigualdade e Desenvolvimento Sustentável abrangem a diversidade de temas de pesquisa dos acadêmicos do Programa.
A concentração em Economia e Desenvolvimento caracteriza-se pela abertura teórica, encontrando aporte em diversas abordagens, metodologias ou escolas de pensamento, contemplando avanços recentes das diversas abordagens teóricas do desenvolvimento e realizando o esforço de incorporar disciplinas em novas áreas de investigação. Ou seja, o PPGE&D oferece uma abordagem teórica e metodológica plural, enfatiza os processos históricos e os determinantes sociais e institucionais que inscrevem a Economia, em geral, e o processo de desenvolvimento, em particular, nos domínios das ciências sociais.
O curso proposto congrega disciplinas do chamado hard core da Economia, tais como Macroeconomia, Microeconomia e Econometria e um conjunto de disciplinas eletivas, associadas às áreas de pesquisa e de interesse dos diferentes professores do programa de pós-graduação, confirmando a concepção plural de economia e desenvolvimento.