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Planejamento Estratégico do PPG em Economia e Desenvolvimento


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA

        Em razão das modificações ocorridas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), sobretudo no que se refere a necessidade de implantação de processo de autoavaliação nos Programas, o PPGE&D/UFSM realizou uma série de reuniões ao longo dos anos de 2019 e 2020, conforme documentos anexados na Plataforma Sucupira. A autoavaliação realizada no ano de 2020 teve como principal objetivo a formulação de diretrizes para a realização de planejamento de ações ao longo do quadriênio 2021-2024.

       Durante o ano de 2020, o PPGE&D iniciou a implantação das mudanças decorrentes da nova estrutura curricular bem como da criação de novas linhas de pesquisa, conforme decisões tomadas em 2019. Tais mudanças, relatadas no preenchimento da Plataforma Sucupira em 2019, levaram à necessidade de realização de uma autoavaliação do Programa, com vistas a realização de um planejamento que contemple uma série de situações decorrentes tanto das rotinas operacionais de funcionamento do Programa, quanto das necessidades de adequação ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM (PDI-2016-2026), além das mudanças no SNPG, conforme observado anteriormente.

     Neste sentido, expõe-se, sucintamente, as condições existentes no PPGE&D, a partir da autoavaliação realizada em 2020, abrangendo os mais diferentes âmbitos de avaliação, envolvendo docentes, discentes e egressos, para a definição de diretrizes que nortearão o planejamento das atividades do Programa.

Definição de Diretrizes do Planejamento Quadrienal (2021-2024)

     O conjunto das “ações para melhoria”, descreve, sucintamente, uma série de demandas existentes no Programa, as quais deverão ser atendidas, sempre que possível, de forma integrada. O atendimento a tais demandas implica a organização coletiva e atribuição de tarefas, buscando uma maior distribuição de atividades e um comprometimento efetivo dos membros do PPGE&D com as ações a serem implementadas. Nesse sentido, entende-se que os “pontos em comum”, que foram objeto de manifestação dos três segmentos do PPGE&D (discentes, egressos e docentes), passam a ter prioridade no planejamento, por tratar-se de uma demanda coletiva. A partir destas definições, serão compostas “equipes/grupos de trabalho” responsáveis pela organização das atividades consideradas prioritárias, bem como deverá ser realizado um cronograma de atividades para o período 2021-2024, com ênfase em resultados anuais.

     Abaixo segue um elenco de diretrizes para a definição futura de atribuições e o detalhamento de cronograma e tarefas a serem realizadas ao longo do quadriênio 2021-2024, visando atender as demandas da autoavaliação realizada em 2019-2020.

1 Estabelecer e ampliar a integração com outras PPGs da UFSM e de outras Universidades;
2 Buscar uma maior inserção do Programa no contexto local/regional, a partir de uma maior integração com outros setores da UFSM e da comunidade;
3 Desenvolver uma maior integração entre alunos (inclusive da graduação), egressos e professores, a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
4 Criar mecanismos de integração entre as diferentes linhas de pesquisa, visando inclusive uma inserção mais adequada dos alunos ingressantes bem como a permanência de vínculo ativo dos egressos;
5

Realizar eventos com o objetivo de ampliar e qualificar a formação discente, com a participação de egressos e de alunos de graduação.

Planejamento

     No início do ano letivo de 2021, O Colegiado do Programa compôs um Grupo de Trabalho de Ações de Integração cuja tarefa é traduzir os itens 2 a 5 das “Diretrizes para o Planejamento Quadrienal 2021-2024” em um planejamento articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM e com o Plano de Comunicação da UFSM.

    O GT é formado por três docentes, de maneira a representar as três linhas de pesquisa do Programa, duas alunas e a técnica administrativa que assessora o Programa. Adicionalmente, o Colegiado sinalizou os seguintes pontos norteadores deste planejamento: a) Planejamento de Ações de Integração necessariamente vinculadas a projetos (preferencialmente de extensão) devidamente registrados no sistema de projetos da Universidade e em consonância com a Autoavaliação; b) Integração entre a comunidade acadêmica do PPGE&D e dela com público externo através de eventos organizados pelos grupos de pesquisa que compõem as 3 linhas do Programa; c) Eventos já consolidados dos grupos de pesquisa poderão vincular o PPGE&D como instituição parceira no seu projeto. Os demais eventos deverão ser registrados individualmente em projeto específico, vinculado a um “projeto marco”, por linha de pesquisa do Programa; d) Divulgação dos eventos e de seu conteúdo/produtos veiculados nas plataformas digitais (Instagram, YouTube e outras) deverá contemplar o Plano de Comunicação da UFSM.

     Um segundo GT, a ser organizado também em 2021, terá por tarefa traduzir o item 1 das “Diretrizes para o Planejamento Quadrienal (2021-2024” em um planejamento de ações correspondentes.

Diretrizes para o Planejamento Quadrienal (2021-2024)

     O conjunto das “ações para melhoria”, descreve, sucintamente, uma série de demandas existentes no Programa, as quais deverão ser atendidas, sempre que possível, de forma integrada. O atendimento a tais demandas implica a organização coletiva e atribuição de tarefas, buscando uma maior distribuição de atividades e um comprometimento efetivo dos membros do PPGE&D com as ações a serem implementadas. Nesse sentido, entende-se que os “pontos em comum”, que foram objeto de manifestação dos três segmentos do PPGE&D (discentes, egressos e docentes), passam a ter prioridade no planejamento, por tratar-se de uma demanda coletiva. A partir destas definições, serão compostas “equipes/grupos de trabalho” responsáveis pela organização das atividades consideradas prioritárias, bem como deverá ser realizado um cronograma de atividades para o período 2021-2024, com ênfase em resultados anuais.

     Abaixo segue um elenco de diretrizes para a definição futura de atribuições e o detalhamento de cronograma e tarefas a serem realizadas ao longo do quadriênio 2021-2024, visando atender as demandas da autoavaliação realizada em 2019-2020.

1 Estabelecer e ampliar a integração com outras PPGs da UFSM e de outras Universidades;
2

Buscar uma maior inserção do Programa no contexto local/regional, a partir de uma maior integração com outros setores da UFSM e da comunidade;

3

Desenvolver uma maior integração entre alunos (inclusive da graduação), egressos e professores, a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

4

Criar mecanismos de integração entre as diferentes linhas de pesquisa, visando inclusive uma inserção mais adequada dos alunos ingressantes bem como a permanência de vínculo ativo dos egressos;

5 Realizar eventos com o objetivo de ampliar e qualificar a formação discente, com a participação de egressos e de alunos de graduação.

Síntese do planejamento institucional do PPGE&D

                                     fonte: APCN- Doutorado PPGE&D