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Linhas de Pesquisa

1) Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica

Descrição

Norteia seus estudos na análise crítica da Educação Profissional e Tecnológica, situando-a no contexto da política educacional brasileira e global, das mudanças socioeconômicas e políticas em desenvolvimento na sociedade contemporânea, a partir de conceitos clássicos e neoclássicos de teorias administrativas e educacionais.

Objetivos específicos
  • a) mudanças conjunturais e estruturais na sociedade, situando o papel do Estado e suas implicações no campo das políticas da educação básica e da Educação Profissional e Tecnológica;
  • b) relações entre trabalho e educação com ênfase na educação profissional;
  • c) diferentes formas de organização do trabalho, da incorporação de novas tecnologias na produção e as diferentes implicações para a educação profissional e para a educação básica;
  • d) gestão e a avaliação das políticas, dos programas e dos projetos relativos à Educação Profissional e Tecnológica.

Deverão embasar os estudos e pesquisas alinhadas ao foco das investigações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica: ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, ensino técnico de nível médio, incluindo os cursos regulares e a educação de jovens e adultos; gestão na educação profissional; políticas, programas e projetos em educação profissional e suas interfaces com a educação básica; democratização do acesso e expansão da Educação Profissional e Tecnológica nas redes públicas de ensino; sujeitos e suas trajetórias na Educação Profissional e Tecnológica.

Docentes
Claudemir de Quadros
Francisco Nilton Gomes de Oliveira 
Liliana Soares Ferreira
Mariglei Severo Maraschin
Sabrina Fernandes Castro

2) Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica

Descrição

Investigará os processos de formação docente, inicial e continuada, e as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da Educação Profissional e Tecnológica, situando-as no contexto de desenvolvimento da sociedade e da política educacional brasileira com ênfase nas relações entre a Educação Profissional e Tecnológica e a educação básica, a partir dos conceitos de Politecnia e de Competência Operativa.

Objetivos específicos

Serão priorizadas as seguintes dimensões de investigação:

  • a) formação docente para a educação básica e para a EPT: convergências, especificidades e contradições;
  • b) práticas docentes em locais formais e não formais de ensino;
  • c) práticas pedagógicas: saberes e fazeres na integração entre a educação básica e a educação profissional;
  • d) formação docente e diversidade;
  • e) Inserção de tecnologias na prática docente.

Deverão embasar as pesquisas aplicadas com foco das investigações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, assim configurados: formação inicial, formação continuada e autoformação docente na educação profissional; práticas pedagógicas na educação profissional; formação de conceitos e identidade em educação profissional; currículo integrado; formação docente e práticas pedagógicas; educação social e práticas inclusivas; formação dos sujeitos docentes e diversidade étnico-cultural; formação baseada nos conceitos de politécnica e de competências operativas.

Docentes
Ascísio dos Reis Pereira
Claudia Smaniotto Barin
Francisco Nilton Gomes de Oliveira
Ricardo Machado Ellensohn
Roselene Moreira Gomes Pommer

3) Inovação para a Educação Profissional e Tecnológica

Descrição

Investiga, a partir da ciência básica existente, bem como das técnicas e tecnologias que lhe são correlatas, possibilidades de aplicação de novas tecnologias ou de aperfeiçoamento daquelas que já existem, para aprimorar os procedimentos pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. Tem-se presente, contudo, que a ciência básica existente não é apenas um objeto dado como pronto e acabado, mas que a própria pesquisa aplicada pode implicar em novas possibilidades de pesquisa em ciência básica.

Objetivos específicos
  • a) Explicitar de que maneira a utilização de aparatos tecnológicos pode influir sobre o desempenho cognitivo e interacional de sujeitos de aprendizagem a partir dos princípios básicos das ciências, da tecnologia, da arte e da formalização linguística (politecnia) tendo por suposto que sem o conhecimento da língua padrão e de sistemas ou programas lógico-formais elementares, o aporte de aparatos por mais simples e/ou complexos e atualizados que sejam não logram alcançar êxito;
  • b) Investigar o impacto da utilização dos aparatos tecnológicos já existentes sobre o desempenho na educação formal e informal tanto de professores quanto de alunos, a fim de se verificar em que medida a sua utilização implica em aumento de produtividade intelectual e operacional, bem como a relação custo-benefício da utilização de equipamentos tecnológicos contemporâneos nos processos de ensino aprendizagem.

Esta linha de pesquisa busca descobrir interações reais entre o pensar e o fazer, de tal modo que a noção de homo faber, isto é, de um sujeito que pensa, cria e executa seja tomada como uma totalidade produtiva e ontocriativa (que cria a si mesmo pelo trabalho e que produz os bens materiais e culturais necessários).

Docentes
Álysson Raniere Seider
Leila Maria Araújo Santos
Marcelo Freitas da Silva