Aluna do Mestrado em Gerontologia é Convocada para Seleção Brasileira de Atletismo
Publicado em
Aconteceu na noite desta terça-feira através do Canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo a convocação da seleção brasileira que irá disputar no próximo final de semana (19 e 20) o Sul Americano Indoor de Atletismo, em Cochabamba na Bolívia.
Na lista de convocados está a mestranda em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria Jaqueline Weber. Ela irá disputar a provas de 800m e 1500m.
– Foi uma alegria muito grande. Começar o ano representando nosso país em um evento internacional traz grandes energias para tudo que está por vir nesta temporada. – relata a atleta
Apesar da euforia pela convocação, Jaqueline destaca os desafios que terá que enfrentar, começando pelos mais de 2500m de altitude da cidade boliviana:
– Será a primeira vez que competirei em altitude. O ar rarefeito certamente prejudicará o rendimento, portanto já estamos cientes disso. Porém essa será uma barreira que todas minhas adversárias também terão que enfrentar. Além disso, será a primeira vez que correrei em pista coberta, de 200 metros. Ela tem curvas inclinadas e características específicas, como poucos pontos pra realizar ultrapassagens. Soma-se ao desafio estrear a temporada em fevereiro, normalmente fazemos isso em março.
O Brasil não possui nenhuma pista indoor, por isso essa será uma oportunidade da atleta conhecer esse tipo de ambiente e desenvolver suas habilidades.
– Apesar do Brasil não possuir essa estrutura, a temporada indoor no mundo, principalmente na Europa e EUA é muito forte, culminando inclusive em um campeonato Mundial Indoor, que ocorrerá em março. Neste ano será construída a primeira pista coberta do país em Balneário Camboriú. Mas estou muito feliz de já poder ter essa experiência e arrancar um ano que tem um calendário recheado de grandes objetivos vestindo a camiseta da seleção brasileira e me desafiando com grandes adversárias Sul Americanas – salienta Jaqueline.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.