Ir para o conteúdo PPGERONTO Ir para o menu PPGERONTO Ir para a busca no site PPGERONTO Ir para o rodapé PPGERONTO
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento do Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional



No dia 04 de maio de 2022, quarta-feira, ocorreu o lançamento do site do Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN). O OVAN é um espaço virtual, que visa proporcionar conhecimento e auxiliar os profissionais e gestores da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de conteúdos, cursos e eventos sobre Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), como forma de qualificar sua operacionalização e organização e fortalecer as políticas públicas de alimentação e nutrição. O observatório é um produto de um projeto com financiamento aprovado na chamada de pesquisas para o SUS da Fapergs (PPSUS).

O evento contou com a presença de importantes personalidades do âmbito da APS e VAN, tais como: Ana Maria Spaniol, Representante da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde; Péricles Stehmann Nunes, Diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES-RS; Maísa Beltrame Pedroso, Coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde do RS. Contou também com a presença da Profª Drª Tatiana Emanuelli, coordenadora da Coordenadoria de Pós-graduação da PRPGP e Pró-reitora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria; Prof. Drº. Luiz Anildo Anacleto da Silva, Diretor do Campus da UFSM em Palmeira das Missões; Profª Drª Greisse Leal, Chefe do Departamento de Alimentos e Nutrição da UFSM e vice-coordenadora do projeto; Profª Drª Vanessa Ramos Kirsten, coordenadora do Projeto e docente na Universidade Federal de Santa Maria, docentes, discentes e grupos de Pesquisa da UFSM/ Campus Palmeira das Missões e das Universidades parceiras, servidores Técnico-Administrativos, gestores e profissionais da saúde.

Além do lançamento do OVAN, ocorreu também a divulgação da Chamada de relatos de experiência em Vigilância Alimentar e Nutricional, que tem como objetivo (re)conhecer as ações que envolvem a organização e operacionalização da VAN, valorizar o trabalho dos profissionais da APS, qualificar a VAN e fortalecer o monitoramento da situação alimentar e nutricional dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul.

Os relatos de experiências passarão por uma seleção e os (as) autores(as) das 35 (trinta e cinco) experiências mais bem avaliadas dos municípios e das 5 (cinco) experiências mais bem avaliadas do estado (Coordenadorias Regionais de Saúde) e universidades, receberão certificado de reconhecimento referente à experiência selecionada, serão convidados(as) a compartilhar o conhecimento em eventos e fóruns do setor e a autoria de um capítulo em publicação da sua experiência em e-book. O edital com o regulamento da seleção, o guia norteador que auxilia os participantes a realizar a submissão dos relatos de experiência, bem como o termo de autorização do uso de imagem, encontram-se no site do OVAN e serão aceitos até às 23 horas e 59 minutos do dia 04/06. 

Acesse o canal do YouTube e assista o lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=LYUzt8B6Zb4

Acesse o site: https://www.ufsm.br/projetos/institucional/ovan/

Inscrição para a Chamada pública de relatos de experiência em VAN: https://www.ufsm.br/projetos/institucional/ovan/chamadas-de-experiencia/

Para mais informações entre em contato pelo email: ovan@ufsm.br

Ou instagram: https://www.instagram.com/ovan_observatorio/

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-516-979

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes