Ir para o conteúdo Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional Ir para o menu Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional Ir para a busca no site Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional Ir para o rodapé Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

O Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN) é um espaço que visa proporcionar conhecimento e auxiliar os profissionais e gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio de conteúdos, cursos e eventos sobre Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) como forma de qualificar sua operacionalização e organização e fortalecer as políticas públicas de alimentação e nutrição.

Notícias

Programação:

10/08/2022: Técnicas de antropometria da criança, adolescente, adulto e idoso;

24/08/2022: Interpretação do estado nutricional da criança, adolescente, adulto e idoso;

14/09/2022: Antropometria e interpretação do estado nutricional da gestante;

28/09/2022: Marcadores do consumo alimentar;

05/10/2022: Registro de estado nutricional e consumo alimentar nos sistemas de informação;

26/10/2022: Análise dos relatórios do SISVAN web;

09/11/2022: Utilização de recursos financeiros para organização da VAN

23/11/2022: Ações de alimentação e nutrição na atenção primaria a saúde (APS)

Acesse o evento: https://www.ufsm.br/projetos/institucional/ovan/eventos/i-ciclo-de-capacitacoes-em-vigilancia-alimentar-e-nutricional/

Chamada pública de relatos de experiência em VAN

Entramos em período de seleção dos relatos e segundo o edital, retificado em 27/06, a divulgação dos relatos selecionados será no dia 04/09.

Qualquer alteração, avisaremos por email e pelas mídias sociais do OVAN.

Utilidades

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) consiste na descrição contínua e na predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes. A sua operacionalização pelos profissionais de saúde enfrenta dificuldades e a capacitação desses é uma barreira na execução e organização da VAN. A construção de espaços de diálogo entre atores da VAN, como a criação de um observatório, pode ser uma estratégia para melhorar a sua operacionalização e organização.

Assim, desenvolver e disponibilizar esse Observatório, que é um espaço online de discussão, capacitação, aprendizagem e troca de experiências sobre a organização e execução da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), é um meio de fortalecimento das políticas públicas de alimentação e nutrição, direcionado às necessidades dos profissionais e gestores dos serviços de saúde da Atenção Primária dos municípios do Rio Grande do Sul (RS). 

Então você, profissional de saúde da atenção primária/gestor que necessite de suporte para operacionalização da VAN no seu município, entre em contato conosco.

Para acessar materiais, sites e cursos importantes sobre a temática da VAN, vá até o menu, no topo desta página

Eventos

O evento de Lançamento do OVAN, ocorreu no dia 04 de maio de 2022, às 14 horas, pelo YouTube.

Acesse a gravação do evento pelo link:  https://www.youtube.com/watch?v=LYUzt8B6Zb4

 

A Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS), a Universidade Federal de Santa Maria e demais instituições parceiras, convidam as Coordenadorias Regionais de Saúde, referências técnicas e gestores da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para apresentação e divulgação dos objetivos e atividades do Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN).

O evento ocorreu dia: 18/05/2022 (quarta-feira) às 14hs. e está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=cLTZ2VnzI4M 

Dicas

Quer uma dica de recurso para educação alimentar e nutricional?

🧒🏼 Promovendo a alimentação saudável na escola e na comunidade 👧🏾
é uma websérie com seis vídeos com cerca de 2 minutos de duração cada, voltados ao público infanto-juvenil, e que tratam da alimentação saudável do campo à mesa. Pedro e Bia são os personagens principais que nos convidam a saber mais e refletir sobre os temas:
🤱🏽amamentação
🍛alimentação saudável
🥬hortas nas escolas
🥦agroecologia
🌏 consumo consciente
🚰direito humano à água

Confira os vídeos e propostas de rodas de conversa e atividades em: https://bit.ly/WebserieAlimentacaoSaudavel

Uma realização do Núcleo Rio Grande do Sul da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

Atenção!
Conheça
Protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira