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Estudos Linguísticos

Linhas de Pesquisa:

A linha desenvolve pesquisas em torno de processos sincrônicos e diacrônicos de constituição e funcionamento linguístico-social, histórico e político de textos orais e escritos. Busca-se o entendimento do uso da linguagem a partir de várias perspectivas e teorias do texto, da enunciação, da argumentação e da variação e mudança e de sua interface com outras áreas da linguística e das ciências humanas. 

Língua, Política e Sociedade: paisagens, espaços e práticas – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Eliana Rosa Sturza
Português Antigo do Rio Grande do Sul etapa II: língua e história – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa Costa
Argumentação, ethos e estereótipo na fala e na escrita: propostas de estudos textuais a partir situações concretas de uso da língua – Coordenador: Prof. Dr. Gil Roberto Costa Negreiros
Variação e mudança linguística no português do Brasil: aspectos sincrônicos e diacrônicos – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Tatiana Keller
Ensino e aprendizagem da produção escrita na Escola Básica – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Vaima Regina Alves Motta

Esta Linha de Pesquisa reúne pesquisadores em torno desta tríade conceitual, buscando ler, descrever e interpretar diferentes processos de constituição dos sentidos sobre a língua no contexto brasileiro, tendo como base abordagens enunciativas e discursivas de cunho materialista. Ela se caracteriza, também, pelo estudo interpretativo de instrumentos linguísticos que descrevem a história da língua falada/escrita no Brasil procurando traçar uma memória discursiva para entender, por conseguinte, como eles engendram um imaginário sobre a língua e procurando compreender os seus processos de historicização na região e sua relação com as línguas que aqui estão postas, bem como seus diversos movimentos e deslocamentos sofridos ao longo dos tempos, até a caracterização de uma língua dita regional, incluindo como objeto também a história das políticas de línguas.

 

Projetos de Pesquisa:

A produção de sentidos a partir da relação língua, sujeito e história na circulação do conhecimento linguístico – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Amanda Eloina Scherer
Língua e políticas públicas no Brasil no século XXI: história, memória e educação – Coordenadora: Prof. Dr. Larissa Montagner Cervo
Discursos de/sobre Acolhimento: Saber-Poder, Refúgio e Alteridade (DiASPoRA) Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Marluza da Rosa
História do Conhecimento Linguístico: sujeito, arquivo e memória – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Taís da Silva Martins
A constituição do sujeito na e pela língua: investigações acerca do processo de gramatização, manutenção e atualização do saber nos e sobre os instrumentos lingüísticos – Fase IV – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Verli Fátima Petri da Silveira

Esta Linha de Pesquisa se define como um campo de investigação científica interdisciplinar que reúne pesquisas e pesquisadores dedicados à produção de conhecimento sobre linguagem, práticas discursivas e letramento em contextos sociais/institucionais, especificados por sua configuração epistemológica, social e/ou cultural, pela especialização de estruturas e recursos de organização social, pelos papéis sociais, pelas práticas identitárias e pelas representações constituídas entre os sujeitos. As pesquisas do grupo focalizam gêneros variados (didáticos, acadêmicos, profissionais, midiáticos, eletrônicos, escolares, jurídicos etc.), com texto verbal e/ou não-verbal. Para tanto, associam os quadros teóricos de base sócio-cultural, sócio-histórica e sociorretórica, da Linguística Sistêmico-Funcional e da Análise Crítica do Discurso. As relações que se estabelecem entre práticas discursivas, relações e atividades sociais em diferentes comunidades de prática são analisadas nas dimensões de uso, ensino e aprendizagem, uma vez que os pesquisadores atuam na formação docente e na formulação de abordagens de análise no campo da linguagem. 

Projetos de Pesquisa:

Análises linguísticas e letramentos com base em gêneros de texto na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Cristiane Fuzer
Formação de professores de Língua Portuguesa e Prática de Análise Linguística: do objeto de ensino a uma abordagem didático-pedagógica – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton
Núcleo de Estudos sobre Letramentos Acadêmicos (NELA) – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Graciela Rabuske Hendges
Formação inicial e continuada de professores para o ensino de práticas letradas translíngues – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Kirchhof Ticks
Análise crítica de gênero de testes de inglês como língua estrangeira – Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Marcuzzo
Mídia, Política e Gramática Sistêmico-Funcional – Fase II Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Sara Regina Scotta Cabral
Investigação de diretrizes para orientar a produção de materiais didáticos digitais para cursos online em uma perspectiva sistêmico-funcional com foco em gêneros e multiletramentos Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Susana Cristina dos Reis