Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

QMC966 Seminários I – 18 de janeiro de 2021



Na disciplina QMC966 – Seminários I, serão apresentados os seminários das 13:30 às 15:30 na segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2021:

 

Discente: Júlia Paula Neu

Título: Quantificação de itérbio na poeira da estrada aplicando amostragem de lama e detecção por espectrometria de absorção atômica de forno de grafite de fonte contínua de alta resolução

Resumo: O itérbio é um dos chamados “elementos terras raras” (REE), muito utilizado em produtos industrias como lasers, painéis soares entre outros. Com o avanço de interesse pelos os RREs, compostos contendo itérbio podem trazer riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Amostras foram coletadas no estado da Bahia, com o intuito de determinar itérbio em poeiras de estradas empregando uma metodologia simples e rápida, baseando se no preparo de amostras em suspensão e após analisadas por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite com fonte contínua de alta resolução (HR-CS-GFAAS). Resultado, este satisfatório para a metodologia proposta.

 

Discente: Juliana Kuntz

Título: Bisfenol A (BPA) é um dos monômeros mais comuns para produção de policarbonatos destinados ao contato alimentar, causando problemas à saúde. Este composto é um xenoestrogênio sintético, substancia química exógena, que mimetiza o estrogênio. Portanto, seu monitoramento é importante. O BPA apresenta baixa volatilidade e baixas concentrações na água. A técnica de microextração em fase sólida com ponta de pipeta (PT-SPE) vem sendo muito utilizada, e se destacando por ser simples e rápida. A determinação de BPA pode ser realizada empregando técnicas cromatográficas. A mais utilizada é a Cromatografia Líquida com alta eficiência (HPLC) acoplada à espectrometria de massas.

 

Os seminários estão abertos ao público, pela videoconferência no Microsoft Teams. Interessados podem entrar em contato com o Prof. Robert (rburrow@ufsm.br) .

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-1515

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes