Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1: Síntese, isolamento, identificação e avaliação biológica de compostos orgânicos
Descrição: Estudos de metodologias para síntese e isolamento de compostos orgânicos, caracterização estrutural e posterior avaliação biológica, visando a obtenção de compostos com propriedades farmacológicas importantes.
Docentes integrantes:
– Alan Diêgo da Conceição Santos
– Filipe Vinícius Penteado Scaranaro
– Gilson Rogério Zeni
– Ionara Irion Dalcol
– Luciano Dornelles
– Oscar Endrigo Dorneles Rodrigues
-Ricardo Frederico Schumacher

Linha de Pesquisa 2: Compostos orgânicos: propriedades moleculares, supramoleculares e de materiais avançados
Descrição: Obtenção de compostos orgânicos e/ou híbridos como modelos para estudos de propriedades moleculares e supramoleculares, envolvendo elucidação das interações intermoleculares decorrentes nos sistemas, para aplicações como materiais avançados.
Docentes integrantes:
– Caroline Raquel Bender
– Clarissa Piccinin Frizzo
– Helio Gauze Bonacorso
– Nilo Zanatta
– Marcos Antonio Pinto Martins
– Paulo Roberto dos Santos Salbego

Linha de Pesquisa 3: Métodos analíticos e bioanalíticos
Descrição: Estudo e desenvolvimento de métodos para solução de problemas analíticos visando a determinação de espécies de interesse em diversas matrizes, incluindo amostras para diagnósticos clínicos, controle de alimentos e análises ambientais, bioquímicas e farmacológicas, entre outras.
Docentes integrantes:
– Edson Irineu Müller
– Fábio Andrei Duarte
– Ionara Regina Pizzutti
– Martha Bohrer Adaime
– Osmar Damian Prestes
– Renato Zanella
– Simone Noremberg Kunz
– Valderi Luiz Dressler

Linha de Pesquisa 4: Química analítica ambiental e de processos
Descrição: Desenvolvimento de instrumentação e métodos analíticos, com emprego de ferramentas quimiométricas, para o monitoramento, remediação e controle de qualidade de processos ambientais e industriais, bem como sua intensificação, e estudo de novas tecnologias de tratamento, recuperação e geração de produtos.
Docentes integrantes:
– Carla Sirtori
– Cezar Augusto Bizzi
– Darliana Mello Souza
– Érico Marlon de Moraes Flores
– Jussiane Souza da Silva
– Leandro Machado de Carvalho
– Paola de Azevedo Mello
– Rochele Sogari Picoloto

Linha de Pesquisa 5: Síntese, caracterização e aplicações de materiais inorgânicos ou híbridos
Descrição: Síntese, caracterização espectroscópica, eletroquímica e estrutural de novos compostos de coordenação, compostos de elementos do bloco principal, química organometálica, polímeros de coordenação, nanomateriais baseados em carbono, nanopartículas e nanocompósitos; e avaliação de suas propriedades fotofísicas, interação com biomoléculas, atividade antioxidante e sua aplicação na produção fotocatalítica de hidrogênio, geração e armazenamento de energia, remediação ambiental, química bioinorgânica, catálise homo- e heterogênea, entre outros.
Docentes integrantes:
– Bárbara Tirloni
– Carolina Ferreira de Matos Jauris
– Davi Fernando Back
– Ernesto Shulz Lang
– Roberta Cargnelutti
– Vânia Denise Schwade

6: Físico-química de materiais, processos e ambiental
Descrição: Síntese, desenvolvimento e caracterização de nanopartículas, macromoléculas, líquidos iônicos, materiais híbridos, catalisadores, adsorventes, e cálculos teóricos visando a geração de novas tecnologias, produtos e resolução de problemas na indústria química, ambiental e farmacêutica.
Docentes integrantes:
– Guilherme Luiz Dotto
– Marcelo Barcellos da Rosa
– Marcos Antonio Villetti
– Thiago Burgo

 

 

DOCENTES