Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coordenador do GECAP apresentou sobre a Industria de Defesa na Jornada de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)



Na última sexta feira (16/06), o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal Segurança e Defesa (GECAP) compôs o Painel Temático de Indústria de Defesa da Jornada de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). O Painel ocorreu no Auditório do Santa Maria Tecnoparque e teve como palestrantes o Sr. Diogo De Gregori, Superintendente Executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM); o Cel André Portela Batista, Chefe do Escritório de Projetos do Comando da 3ª Divisão de Exército; e o Prof. Dr. Igor Castellano da Silva, coordenador do GECAP. O coordenador do GECAP apresentou o painel “A UFSM e a Tríplice Hélice de Santa Maria-RS”, com foco no papel da Academia na formação da Base Industrial de Defesa e suas relações com as Forças Armadas no desenvolvimento de projetos de tecnologia na área de Defesa. O evento também contou com a presença dos pesquisadores do GECAP, Profa. Dra. Nilza Luiza Venturini Zampieri, Diretora Presidente do Tecnoparque, e do Prof. Dr. Júlio Eduardo Rohenkohl, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da UFSM.

 

Foto Jornada DE

       Foto: Aline Zuse
 

A Jornada de Estudos Estratégicos do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (CCEM) esteve presente em Santa Maria com o apoio da 3ª Divisão de Exército e do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria. As atividades tiveram o intuito de apresentar experiências e práticas sobre Defesa aos discentes do CCEM e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) da ECEME. O Painel Temático de Indústria de Defesa propôs apresentar e debater desafios, projetos e caminhos para o desenvolvimento da Indústria de Defesa em Santa Maria e no Brasil.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-518

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes