Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Política e Sociedade Internacional

Esta linha de pesquisa prioriza investigações sobre dinâmicas sociais e políticas da Sociedade Internacional. Contempla-se pesquisas de Política Comparada sobre os seguintes temas: sistemas de governo; regimes políticos; sistemas partidários; regras eleitorais; participação política e representação; contestação política e social; e, integração e cooperação regional. No que tange as dinâmicas sociais, abarca-se: a sociologia das mobilidades internacionais (fluxos migratórios e turísticos); as questões de gênero em âmbito internacional; estudos culturais transnacionais; e, as discussões sobre a colonialidade do saber e do poder.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS

DOCENTES PERMANENTES

Profa. Dra. Mariana Selister Gomes

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e da Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (CIES / ISCTE-IUL). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em História pela mesma instituição. Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pesquisadora Associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM / UFRGS). Coordenadora do Programa de Extensão GIDH – Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos. Tem experiência interdisciplinar, atuando em diferentes temas relacionados à Gênero, Feminismo, Raça e Antirracismo na Sociedade Internacional, tais como: Migrações; processos de Securitização; Turismo; Patrimônios Culturais; Imaginários Sociais; Movimentos Sociais; e Imagem do Brasil.

Profa. Dra. Tatiana de Almeida F. R. C. Squeff

Professora Adjunta de Direito Internacional da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Expert brasileira nomeada pelo Ministério da Justiça/SENACON para atuar junto à Conferência de Direito Internacional Privado da Haia – HCCH, no ‘Projeto Turista/ODR”. Estagiária de Pós-Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais na Faculdade de Direito de Vitória. Doutora em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com período sanduíche junto à University of Ottawa. Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, esta com bolsa CAPES e período sanduíche junto à University of Toronto, com bolsa DFAIT. Especialista em Língua Inglesa pela Unilasalle, em Direito Internacional pela UFRGS – PPGD e em Relações Internacionais Contemporâneas pela UFRGS – PPGEEI. Membro associada da ASADIP, ILA-Brasil e ABRI. É pesquisadora do NETI/USP. Possui aperfeiçoamento em Direito Internacional Público (Hague Academy – 2013, 2017 e 2019 – esta com bolsa da Academia) e Privado (Hague Acadmey – 2021 – com fomento FAU), Direito Norte-Americano (Fordham University), Direito Humanitário (Harvard University), instituições econômicas internacionais (New York University) e Refugiados (York University). Pesquisadora nas áreas de Direito Internacional Público e Privado, Direitos Humanos, Sustentabilidade, Teoria Crítica e Consumo Internacional.

Prof. Dr. Flávio Augusto Lira Nascimento

Professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa. Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/Puc-Sp) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.  Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. 

Prof. Dr. José Luiz de Moura Filho

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), onde é Professor Associado I, vinculado ao Departamento de Direito, lecionando Direito Ambiental nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e Ciências Biológicas, bem como na Engenharia Sanitária e Ambiental; Sociedade e Direito à Cidade, no Curso de Arquitetura e Urbanismo; Fundamentos de Legislação para Engenharia, no Curso de Engenharia Elétrica e Legislação para Engenharia nos Cursos de Engenharia Civil e Mecânica. É Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2001) e Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), tendo feito Estágio no Exterior (sanduíche) com bolsa da CAPES, na UMINHO (Portugal), na área de Cooperação Transfronteiriça (2009); e bolsista CAPES em Pesquisa Pós-Doutoral no Exterior, junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo Cidades, Culturas e Arquitetura (2014/2015). Foi Chefe das Assessorias Jurídicas da FEPAM e METROPLAN, e Assessor da Diretoria de Ordenamento Territorial dessa, no período de 1999/2002. É consultor em Projetos de Extensão envolvendo Políticas Públicas, especialmente sociais, para minorias étnicas, através do Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária – Residência – NIIJuC-R. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Urbanístico, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Licenciamento Ambiental, Planos Diretores e Regularização Fundiária de territórios quilombolas e indígenas.

DOCENTES COLABORADORES

Profa. Dra. Rosana Soares Campos

Professora de Ciência Política na Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestre em Ciência Política pela mesma instituição (2003). Possui graduação em Comunicação Social, habilitação jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás. É membro associado da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Latinoamericana de Ciência Política (ALACIP). Participa como pesquisadora do Grupo de Trabalho Comportamento e Instituições Políticas do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV/UFRGS). Atualmente é representante da UFSM no Comitê de Ciências Políticas e Sociais da Associação de Universidades Grupo de Montevideo (AUGM) Pesquisa principalmente os seguintes temas: comportamento político, democracia, Estado, pobreza e exclusão social. Tem experiência em pesquisa quantitativa e qualitativa.

Prof. Dr. José Carlos Martines Belieiro Junior

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Câmpus de Araraquara/1996), Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP/2001) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2009). Tem experiência docente nas áreas de Sociologia e Ciência Política. Atualmente é Professor Associado I no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), área de Ciência Política. As área de pesquisa contemplam o interesse em política brasileira contemporânea, com destaque para análise dos governos da transição democrática, principalmente nas abordagens de política e economia, com ênfase nos governos pós transição democrática. Em 2016, realizou Estágio de Pós-Doutorado no Lemann Institute for Brazilian Studies, na University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos, com apoio financeiro da CAPES.