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Qualificação, Defesa e Depósito da Dissertação

 

Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação

– O Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação é regulamentado pela Seção V, do Capítulo V, do Regulamento do PPGRI. É responsabilidade de docentes e discentes do curso conhecerem e aplicarem a norma. 

– A solicitação de realização de Exame de Qualificação deve ser realizada pelo discente do Programa via e-mail à Secretaria do PPGRI (ppgri@ufsm.br), por meio do envio de formulário específico em formato .pdf.

– Para Exames de Qualificação, a Secretaria do PPGRI adota a mesma sistemática recomendada pela PRPGP para tramitação de atas e certificados em todas as bancas de defesa final de mestrado e doutorado, bem como qualificação de doutorado. Mais informações sobre o processo regulamentado pela PRPGP podem ser obtidas aqui

Agendamento e Divulgação de Bancas Virtuais (via Google Meet)
No caso de bancas virtuais, o agendamento da sala de defesa no Google Meet e a divulgação do evento à comunidade externa devem seguir os procedimentos informados no Memorando Circular PPGRI N. 001/2021.

Tramites após a Qualificação (ata e certificados)
Após a defesa de dissertação, os seguintes passos devem ser cumpridos para o registro da ata de defesa e a emissão dos certificados:
1) a Secretaria do PPGRI cria o processo de homologação da ata de defesa e emissão de certificados no PEN-SIE e tramita ao coordenador do curso. O coordenador do curso assina o certificado de participação no PEN-SIE e retorna o processo à Secretaria, que o tramita ao/à docente orientador/a (presidente da banca).
2) o/a presidente da banca preenche a ata de defesa, anexa ao processo em em formato .pdf e assina o documento via PEN-SIE. Após, tramita o processo novamente para a Secretaria do PPGRI (código 06.10.06.00.0.0), que o encaminhará aos demais membros da banca para a assinatura digital.
3) membros externos devem realizar o seu cadastro na plataforma PEN da UFSM, por solicitação do presidente da banca. Para se cadastrar basta que o membro externo preencha seus dados no Portal UFSM. O cadastro é bem rápido e segue o padrão de diversas outras universidades brasileiras. O professor externo receberá por e-mail os dados de acesso para que possa acessar o sistema e assinar as atas de defesa. Assim que ingressar no sistema, ele será direcionado para a configuração de nova senha de acesso, onde poderá assinar o Termo de Concordância para o uso da Assinatura Eletrônica no PEN-SIE. Para mais informações, ver o Manual dos Usuários Externos na íntegra.
4) Após a confirmação de cadastro do membro externo, a Secretaria deve criar a comissão examinadora no PEN-SIE e encaminhar a ata para os demais membros da banca para a assinatura digital via PEN-SIE, bem como o certificado de participação. Membros externos receberão notificação por e-mail de que o processo está na caixa postal da UFSM para a assinatura digital da ata.
5) Com a assinatura de todos os membros, o presidente da banca tramita a ata novamente para a Secretaria do Programa, que arquiva o processo.

 

 


Defesa de Dissertação

– A Defesa de Dissertação é regulamentada pela Seção VI, do Capítulo V, do Regulamento do PPGRI. É responsabilidade de docentes e discentes do curso conhecerem e aplicarem a norma. 

– A solicitação de abertura do processo de Defesa de Dissertação é feita pelo próprio discente via Portal Aluno, conforme orientações do Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT da PRPGP.

Adequação do Plano de Ensino
Para abrir o processo de defesa o plano de estudos precisa estar sem “pendências”. Essas pendências aparecem na parte superior da tela quando o aluno vai na aba de Defesa de MDT no portal do aluno. Para atualizar o plano de estudos basta clicar em “Solicitar alteração” localizado no canto inferior direito da tela. Ao solicitar alteração o aluno poderá editar as disciplinas do seu plano, o nome do seu trabalho, entre outras possíveis alterações. As disciplinas do seu plano de estudos devem ser as mesmas que constam no seu histórico (tome cuidado para que as disciplinas do seu plano tenham o mesmo código das disciplinas do histórico escolar). O aluno pode emitir o histórico escolar simplificado pelo portal do aluno. As alterações que o aluno solicitar serão encaminhadas automaticamente pelo sistema para aprovação do orientador e depois para aprovação do Coordenador do PPGRI. Após resolvidas as pendências do plano, e aprovadas pelo orientador e pelo coordenador do PPGRI, o aluno poderá abrir a defesa. O processo precisa ser aberto no mínimo 20 dias antes da data em que pretende realizar a defesa.

Agendamento e Divulgação de Bancas Virtuais (via Google Meet)
No caso de bancas virtuais, o agendamento da sala de defesa no Google Meet e a divulgação do evento à comunidade externa devem seguir os procedimentos informados no Memorando Circular PPGRI N. 001/2021.

Tramites após a Defesa (ata e certificados)
Após a defesa de dissertação, os seguintes passos devem ser cumpridos para o registro da ata de defesa e a emissão dos certificados:
1) a Secretaria do PPGRI cria o processo de homologação da ata de defesa e emissão de certificados no PEN-SIE e tramita ao coordenador do curso. O coordenador do curso assina o certificado de participação no PEN-SIE e retorna o processo à Secretaria, que o tramita ao/à docente orientador/a (presidente da banca).
2) o/a presidente da banca preenche a ata de defesa, anexa ao processo em em formato .pdf e assina o documento via PEN-SIE. Após, tramita o processo novamente para a Secretaria do PPGRI (código 06.10.06.00.0.0), que o encaminhará aos demais membros da banca para a assinatura digital.
3) membros externos devem realizar o seu cadastro na plataforma PEN da UFSM, por solicitação do presidente da banca. Para se cadastrar basta que o membro externo preencha seus dados no Portal UFSM. O cadastro é bem rápido e segue o padrão de diversas outras universidades brasileiras. O professor externo receberá por e-mail os dados de acesso para que possa acessar o sistema e assinar as atas de defesa. Assim que ingressar no sistema, ele será direcionado para a configuração de nova senha de acesso, onde poderá assinar o Termo de Concordância para o uso da Assinatura Eletrônica no PEN-SIE. Para mais informações, ver o Manual dos Usuários Externos na íntegra.
4) Após a confirmação de cadastro do membro externo, a Secretaria deve criar a comissão examinadora no PEN-SIE e encaminhar a ata para os demais membros da banca para a assinatura digital via PEN-SIE, bem como o certificado de participação. Membros externos receberão notificação por e-mail de que o processo está na caixa postal da UFSM para a assinatura digital da ata.
5) Com a assinatura de todos os membros, o presidente da banca tramita a ata novamente para a Secretaria do Programa, que aguarda o depósito da dissertação final e entrega de documentação pelo discente (ver abaixo).

 

 


Depósito da Dissertação Final e Emissão do Diploma

Para a entrega final, tramitação do trabalho à Biblioteca Central e processamento da emissão do diploma, o/a discente deve entregar à Secretaria do PPGRI, os seguintes documentos em formato físico:
1) versão final do trabalho impressa, revisada confome o Manual de Dissertações e Teses da UFSM vigente e contendo folha de aprovação devidamente preenchida e assinada pelos membros da comissão examinadora;
2) CD contendo cópia digital do trabalho em formatos .pdf e .docx;
3) formulário de autorização de publicação da dissertação no Manancial da Biblioteca Central, preenchido e assinado; e
4) comprovante de submissão de artigo científico relacionado à dissertação, conforme Art. 76. do Regulamento do PPGRI.

A entrega da documentação deve ser realizada dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora da Dissertação para a realização de correções e depósito final. Ressalta-se que “o prazo máximo que poderá ser concedido pela comissão examinadora para as correções deverá ser de quarenta e cinco dias a partir do dia da defesa” (Art. 75, § 1º, do Regulamento do PPGRI). Caso o prazo regularmentar se esgote, o discente precisará solicitar autorização de prorrogação ao Colegiado do Curso.

Caso o/a discente necessite, poderá solicitar, mediante justificativa, caráter de urgência na emissão do diploma do curso de pós-graduação. Para isto, deverá adicionar à documentação acima elencada a entrega do Formulário para Solicitação de Urgência na Emissão de Diploma, devidamente preenchido e assinado.