Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Abertura do Processo de Defesa

Tutorial-de-solicitação-de-Defesa-de-MDT.pdf (ufsm.br)

Para abrir o processo de defesa o plano de estudos precisa estar sem “pendências”. Essas pendências aparecem na parte superior da tela quando o aluno vai na aba de Defesa de MDT no portal do aluno.

Para atualizar o plano de estudos basta clicar em “Solicitar alteração” localizado no canto inferior direito da tela. Ao solicitar alteração o aluno poderá editar as disciplinas do seu plano, o nome do seu trabalho, entre outras possíveis alterações. As disciplinas do seu plano de estudos devem ser as mesmas que constam no seu histórico (tome cuidado para que as disciplinas do seu plano tenham o mesmo código das disciplinas do histórico escolar).

O aluno pode emitir o histórico escolar simplificado pelo portal do aluno.

As alterações que o aluno solicitar serão encaminhadas automaticamente pelo sistema para aprovação do orientador e depois para aprovação do Coordenador do PPGRI.

Após resolvidas as pendências do plano, e aprovadas pelo orientador e pelo coordenador do PPGRI, o aluno poderá abrir a defesa. O processo precisa ser aberto no mínimo 20 dias antes da data em que pretende realizar a defesa.

Modelo da Folha de Aprovação

Orientações para Preenchimento da Folha de Aprovação

Manual de Dissertações e Teses: Estrutura e Apresentação – 2015

Formulário para Solicitação de Urgência na Emissão de Diploma (se necessário)