O professor Igor Castellano, coordenador do GECAP, esteve presente na reunião “Diálogo sobre Defesa: Ministro Raul Jungmann e Acadêmicos”, na sede do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, no Rio de Janeiro (RJ), na tarde do dia 14 de julho de 2017.
O evento contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann e de 25 acadêmicos, entre civis e militares com o intuito de debater as demandas cientificas do Ministério da Defesa (MD), das Forças Armadas e dos centros de pesquisa das universidades presentes.
O coordenador do GECAP ressaltou no evento (i) a importância do apoio do MD a núcleos emergentes e distantes dos pólos acadêmicos tradicionais; (ii) o empreendimento de esforços de cooperação entre a área de Estudos de Defesa, a Base Industrial de Defesa e os estudos técnico e tecnológicos; e (iii) a priorização da agenda de política externa e de defesa no entorno estratégico do Brasil e no eixo sul-sul.
Foto: Tereza Sobreira
Por fim, foi proposta a criação de uma maior articulação e colaboração entre o Ministério da Defesa e centros de pesquisa e ensino na área de Defesa e Estudos Estratégicos, fortalecendo e incentivando a criação das redes de pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais.
À vista disso o IBED juntamente com o chefe de gabinete do Ministério da Defesa, embaixador Alessandro Candeas, atuarão como uma ponte entre o Ministério da Defesa e a comunidade acadêmica, promovendo um comitê para debates e organização de agendas. Segundo o embaixador o projeto Pandiá será o foco deste grupo de trabalho por parte do Ministério da Defesa, já pelo lado da academia será o professor Alcides, presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).