Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GECAP esteve presente no 6º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI



ABRI 2017O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) esteve presente no 6º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI, ocorrido nos dias 25 a 28 a julho no campus Coração Eucarístico da PUC Minas; em Belo Horizonte – MG.

A sexta edição do encontro teve como tema: “Perspectivas sobre o Poder em um mundo em redefinição”. Mantendo a linha de reflexões da edição anterior (2015), o evento buscou abordar as mudanças e a redefinição da ordem internacional, dessa forma abarcando painéis, mesas redondas, sessões especiais, minicursos, mostra de iniciação científica bem como atividades de lançamentos de livros na área de Relações Internacionais e reuniões de grupos paralelos correlacionados ao tema.

Na ocasião, professores e pesquisadores do GECAP apresentaram pesquisas em andamento.

O Prof. Dr. Igor Castellano da Silva, coordenador do grupo, e a bolsista de iniciação científica Ana Luiza Vedovato (RI/UFSM), apresentaram trabalho em coautoria intitulado “Institucionalização de ordens regionais: causas e consequências”. O trabalho procura analisar o conceito de ordem regional na teoria das Relações Internacionais, buscando identificar as principais hipóteses explicativas para a institucionalização de ordens regionais, bem como para as consequências de tal processo. O texto completo pode ser acessado aqui:http://www.encontro2017.abri.org.br/

A Profa. Dra. Danielle Jacon Ayres Pinto, pesquisadora do GECAP, apresentou a pesquisa, desenvolvida em parceria com o GEPPIC/UFSM, intitulada “Segurança e Defesa Cibernética: Desafios e Perspectivas para os Países da América do Sul”. O trabalho integrou o painel das ações do Pró-Defesa, liderado pelo Prof. Dr. Rafael Villa (USP), e procurou analisar as medidas tomadas pelos países sulamericanos frente a segurança cibernética e os desafios para tornar efetivo o combate contra os crimes praticados na rede que expõem a região sulamericana a violações de sua soberania. O texto completo pode ser acessado aqui: http://www.encontro2017.abri.org.br/.

Além disso, três pós-graduandas vinculadas ao GECAP apresentaram trabalhos relacionados a pesquisas em andamento ou finalizadas. Foram elas, Bibiana Poche Florio (PPGED-UFSM), conjuntamente com Maria Eduarda Piacentini (RI-UFSM); Cecília Maieron Pereira (PPGCP-UFRGS); e Bruna Ribeiro Troitinho (PPGCS-UFSM).

O evento ainda contou com o lançamento do livro do Prof. Dr Igor Castellano da Silva, “Política Externa na África Austral: Guerra, Construção do Estado e Ordem Regional (África do Sul, Angola, Moçambique, Zimbábue e Namíbia)” (2017, CEBRAFRICA/UFRGS) e com a venda e divulgação do livro “Congo: A Guerra Mundial Africana, Conflitos Armados, Construção do Estado e Alternativas para a Paz” (2012, Leitura XXI; 2016, InIS Luanda).

Confira alguns momentos do evento!

 

   ABRI 2017 1        ABRI 2017 3        ABRI 2017 2

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-555

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes