Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes vinculados ao GECAP apresentam trabalhos na 32ª JAI e VII SARI



Entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017 ocorreu a 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM e a VIII Semana Acadêmica de Relações Internacionais (SARI) da UFSM. O GECAP esteve presente com seus projetos de pesquisa e extensão no 9º Fórum Extensão Conta; no 31º Salão de Iniciação Científica e nas apresentações de trabalhos da VIII SARI.


Na extensão, as bolsistas de gestão e comunicação Brenda de Cassia Silva Gomes e Gabriela Alves de Borba, apresentaram os objetivos e resultados já alcançados no Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (PECAP), que abriga os projetos de extensão do GECAP, durante o ano de 2017. Neste ano, o GECAP realizou, até o momento, duas edições da Oficina de Pesquisa intitulada Oficina GECAP, uma edição do projeto Repensando a África e o Oriente Médio (REAO) – Ciclo Literário, e um encontro do evento Café Defesa, além do Programa Afroriente, programa de rádio vinculado ao projeto REAO, que vai ao ar todas as terças-feiras pela Rádio Universidade.

No 32º Salão de Iniciação Científica, a bolsista Ana Luiza Vedovato Rodriguez apresentou o projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do GECAP, intitulado ‘‘Ordens Sistêmicas: formação, transformação e impacto nas relações internacionais”, coordenado pelo Prof. Dr. Igor Castellano da Silva. Além de produzir discussões teóricas sobre os conceitos de ordens sistêmicas e ordens regionais, o projeto analisa as principais mudanças da ordem regional na América do Sul no período pós-independência e suas possíveis causas sistêmicas.

O bolsista de iniciação científica Julio Werle Berwaldt apresentou outro projeto de pesquisa do grupo, intitulado “O Polo de Defesa de Santa Maria: Inteligência Comercial Tecnológica e de Governança’’. O projeto, coordenado pelo Prof. Dr. Igor Castellano da Silva tem como objetivo realizar diagnósticos político, econômico, tecnológico e institucional de polos de defesa nacionais e internacionais, que propiciem ensinamentos e modelos virtuosos de desenvolvimento e governança para o caso do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria.

A bolsista de iniciação científica Thayara Cassenote dos Santos apresentou o projeto intitulado ‘‘Fundamentos Teóricos das Firmas Inovadoras’’ vinculado ao GECAP e coordenado pelo pesquisador e professor Dr. Júlio Eduardo Rohenkohl. A pesquisa tem como objetivo definir a Teoria da Firma mais adequada ao estudo das organizações localizadas no APL Polo de Defesa de Santa Maria.

Já o bolsista de iniciação científica Leonardo Miglioranza Castagna apresentou a pesquisa ‘‘Guerra e Construção do Estado na África’’, que tem como objetivo avaliar a relação entre a guerra e a construção do Estado no continente africano, sobretudo no período pós-colonial, com vistas a testar a cadeia causal entre as variáveis. A pesquisa faz parte de projeto coordenado pelo Prof. Dr. Igor Castellano da Silva, no âmbito do GECAP.

Também participaram do 31º Salão de Iniciação Científica estudantes vinculados ao GECAP, apresentando suas respectivas pesquisas desenvolvidas no Grupo. Foram eles:

• Douglas Marcelo Becker Dilkin: ‘‘As influências das relações bilaterais entre Irã e Iraque na construção dos seus Estados’’ – Orientador: Igor Castellano da Silva
• Guilherme de Almeida Pastl: ‘‘A Política Externa da Igreja Universal para Angola (1991-2016)’’ – Orientador: Igor Castellano da Silva
• Laís de Souza Ziegler: ‘‘O Uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas no Combate ao Terrorismo’’ – Orientador: Igor Castellano da Silva
• Rafael Lemos da Silva: ‘‘ A Nova Guerra Fria do Golfo Pérsico: Causas das Mudanças no Padrão de Cooperação-Conflito entre Irã e Arábia Saudita (1971-2016)’’ – Orientador: Igor Castellano da Silva

Por fim, os estudantes vinculados ao GECAP Ana Luiza Vedovato Rodriguez, Gabriela Alves de Borba e Guilherme de Almeida Pastl apresentaram na VII Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFSM as pesquisas: “A Guerra Civil na Síria: sectarismo, desintegração territorial e consequências para as dinâmicas regionais”; “Estratégias de Segurança do Pré-Sal Brasileiro (2006-2016)”; “A Política Externa da Igreja Universal para Angola (1991-2016)”, respectivamente.

Para mais informações sobre os projetos de pesquisa e extensão do GECAP, acesse os menus de “Pesquisa” e “Extensão” do site.

Confira também algumas fotos das apresentações:

 

{djmedia 37}
Fotos: Tharyn Senna

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-642

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes