O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) esteve presente no Seminário Internacional “América do Sul na Era Nuclear: riscos, desafios e perspectivas” que ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria. O evento teve como Coordenador-Geral o Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez, pesquisador efetivo do GECAP.
A conferência reuniu mais de 20 especialistas nacionais e internacionais para debater a temática da energia nuclear, a partir de sua importância tanto para a segurança internacional, como suas consequências socioeconômicas. Entre os 22 convidados haviam representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a organização Women In Nuclear Global (WiN Global) e a Fundação de Não Proliferação para Segurança Global (NPSGlobal). Além disso, o evento contou com a presença de três organizações que receberam o Prêmio Nobel da Paz. Foram elas: a International Physicians for the Prevention of Nuclear War (IPPNW), Internacional para Abolição de Armas Nucleares (ICAN) e a Pugwash Conferences on Science and World Affairs, esta que foi uma das idealizadoras do projeto.
Além da coordenação-geral, o GECAP esteve presente na primeira mesa do evento, intitulada “Medidas nacionais e regionais para a segurança de instalações nucleares existentes; riscos decorrentes do terrorismo sectário; Cooperação regional e sub-regional para os usos pacíficos da energia nuclear; tratamento e eliminação de resíduos radioativos” com a moderação do Prof. Dr. Igor Castellano da Silva.
O seminário também contou com uma Mostra Acadêmica, da qual estudantes vinculados ao GECAP fizeram parte:
- Ana Luiza Vedovato Rodrigues – Causas estruturais para a cooperação nuclear na América do Sul: transição de poder e institucionalização da ordem regional de governança
- Gabriela Alves de Borba, Gabriela Tamiris Rosa Corrêa, Henrique Jorgielewicz Rogovschi, Julia de Castro Martins, Laiza Fortes Siqueira, Valentina Tâmara Haag – Sistema de Alocação dos Royalties do Petróleo Brasileiro: um estudo sobre a gestão orçamentária dos Projetos de Defesa da Amazônia Azul.
- Yuri Bravo Coutinho – Polos de Defesa Internacional: um estudo comparativo
Mais de 900 pessoas compareceram ao evento, que teve repercussão dentro e fora do país. Os certificados de participação serão disponibilizados no site do evento. Os vídeos completos das diversas mesas podem ser assistidos aqui. A cobertura completa do evento e as demais fotos estão disponíveis no site Lex. Em breve, disponibilizaremos a galeria de fotos completa aqui no site do GECAP.
Foto: Cobertura do Lex – Labotário Experimanetal de Jornalismo (Laura Coelho, Marcos Oliveria e Rafael Happke).