Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GECAP esteve presente na 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM e na IX Semana Acadêmica de Relações Internacionais (SARI) da UFSM



Entre os dias 22 a 26 de outubro de 2018 ocorreu a 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM e a IX Semana Acadêmica de Relações Internacionais (SARI) da UFSM. O GECAP esteve presente com seus projetos de pesquisa e extensão no 10º Fórum Extensão Conta; no 32º Salão de Iniciação Científica e nas apresentações de trabalhos da IX SARI.

Na extensão, a bolsista de gestão Brenda de Cassia Silva Gomes, apresentou os objetivos e resultados já alcançados no Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (PECAP), que abriga os projetos de extensão do GECAP, durante o ano de 2018. Neste ano, o GECAP realizou, até o momento, uma edição da Oficina de Pesquisa intitulada Oficina GECAP digital e um encontro do evento Café Defesa, além do Programa Afroriente, programa de rádio vinculado ao projeto REAO, que vai ao ar todas as terças-feiras pela Rádio Universidade e na UniFM.

No 33º Salão de Iniciação Científica, o bolsista de iniciação científica do grupo de estudos, Yuri Bravo Coutinho apresentou o projeto de pesquisa do GECAP intitulado ”Polo de Defesa Internacionais: um estudo comparativo”. O projeto de pesquisa coordenado pelo prof. Dr. Júlio Cossio, tem como objetivo geral realizar diagnósticos econômico, comercial, tecnológico e institucional de polos de defesa internacionais, e comparar tais experiências internacionais, de modo a produzir ensinamentos e modelos de desenvolvimento e governança para o caso do apl polo de defesa e segurança de santa maria, ao i) realizar diagnóstico político econômico, tecnológico e de governança sobre polos de defesa no ambiente internacional; ii) comparar as exeriências internaiconais em matéria de desenvolvimento de polos de defesa e; iii) formular sugestões ao polo de defesa de segurança de santa maria, a partir do comparativo da experiência internacional.

O graduando vinculado, Diogo Gerhardt, apresentou o projeto de pesquisa intitulado ‘‘Entre o pão e o circo: qual o legado dos megaeventos esportivos no século XXI?”, coordenado pelo Prof. Dr. Thomaz Santos. O objetivo geral da pesquisa é demonstrar a relação entre o uso político dos megaeventos esportivos e a teoria crítica das Relações Internacionais.

O graduando vinculado Julio Werle Berwaldt apresentou a sua pesquisa “O Emprego de Sistemas de Simulação na Capacitação Combatente e Desenvolvimento Tecnológico: Análise nos casos do Brasil e Estados Unidos’’. O projeto, coordenado pelo Prof. Dr. Igor Castellano da Silva tem como objetivo compreender os impactos diretos e indiretos da utilização e desenvolvimento de Sistemas de Simulações para a área de defesa, verificando as relações de dualidade da tecnologia nos setores civil e militar

Por fim, as graduandas vinculadas Julia Martins, Laiza Siqueira e Valentina Haag apresentaram na jornada de iniciiação científica o produto da pesquisa intitulada ” Sistema de Alocação dos Royalties do Petróleo Brasileiro: um Estudo sobre a Gestão Orçamentária dos Projetos de Defesa da Amazônia Azul” coordenado pelo pesquisador efetivo Prof. Dr. Júlio Eduardo Rohenkohl com co-autoria dos alunos: Gabriela Alves de Borba, Gabriela Tamiris Rosa Corrêa, Henrique Jorgielewicz Rogovschi. O objetivo da pesquisa foi abordar o atual sistema brasileiro de alocação dos royalties destinados ao Comando da Marinha do Brasil e seus efeitos na concretização dos projetos de defesa proativa das matrizes energéticas offshore. O mesmo trabalho também foi apresentao na IX Semana Acadêmica das Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria pelas graduandas vinculadas Gabriela Alves de Borba e Valentina Haag.

O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa parabeniza a todas e a todos!

Para mais informações sobre os projetos de pesquisa e extensão do GECAP, acesse os menus de “Pesquisa” e “Extensão” do site.

Confira também algumas fotos das apresentações:

 

{djmedia 47}

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-705

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes