Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GECAP desenvolve cinco projetos de pesquisa básica



PUB22


O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) se situa no âmbito do Departamento de Economia e Relações Internacionais, do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. O grupo é coordenado pelos professores Igor Castellano da Silva e Júlio César Cossio Rodriguez, e conta atualmente com a participação de mais de 30 pesquisadores e pesquisadoras, em vários níveis de formação.

Buscando pesquisar e divulgar a relevância das temáticas de Capacidade Estatal, Segurança e Defesa nas Relações Internacionais, o grupo desenvolve inúmeras dentre as quais podemos destacar:

PESQUISAS BÁSICAS

Estudos que buscam contribuir para o avanço teórico e metodológico e o desenvolvimento de estudos inovadores, na vanguarda do conhecimento internacional sobre Relações Internacionais, Segurança e Defesa. Seus achados servem de base para o desenvolvimento das pesquisas aplicadas, que fazem parte da esfera prática do grupo.

Exemplos de projetos de Pesquisa Básica desenvolvidos pelo grupo:

Ordens Sistêmicas: Formação, Transformação e Impacto nas Relações Internacionais

Relevância: Entender os desafios para a formação de ordens regionais estáveis de com alto nível de integração e desenvolvimento no mundo contemporâneo.

Guerra e Construção do Estado na África

Relevância: Compreender a recorrência da guerra na África contemporânea e prospectar desafios e oportunidades para a atuação do Brasil no continente.

Política Externa na América Latina e QCA

Relevância: Entender que constrangimentos e oportunidades possibilitam uma política externa ativa por países da América Latina, inclusive o Brasil.

Estado, Hegemonia e Transições Sistêmicas

Relevância: Avaliar como diferentes Estados têm respondido e podem responder a transições tecnológicas contemporâneas e declínio e ascensão de grandes potências, como EUA e China.

Segurança Publica

Relevância: Avaliar os desafios de segurança pública no Brasil e no Mundo e compreender as principais respostas e ações.]

 

Assessoria de Pesquisa

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-743

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes