Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Diversas atividades de Extensão fazem parte das ações do GECAP



O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) se situa no âmbito do Departamento de Economia e Relações Internacionais, do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. O grupo é coordenado pelos professores Igor Castellano da Silva e Júlio César Cossio Rodriguez, e conta atualmente com a participação de mais de 30 pesquisadores e pesquisadoras, em vários níveis de formação.

O grupo procura pesquisar e divulgar a relevância das temáticas de Capacidade Estatal, Segurança e Defesa nas Relações Internacionais, com o foco na contribuição para o fortalecimento da soberania, segurança e desenvolvimento do Brasil e de seu entorno estratégico. As atividades se dividem em pesquisa e extensão e focam o desenvolvimento de duas esferas principais: pesquisas básicas e pesquisas aplicadas.

Apresentação1

Exemplo de projetos de EXTENSÃO desenvolvidos pelo grupo:

Programas de rádio Afroriente e Paralelo 33 na Rádio Universidade

Relevância: Socializar e popularizar a relevância das temáticas de Relações Internacionais no mundo contemporâneo.

Oficina GECAP – Oficina sobre Capacidade Estatal, Segurança e Defesa

Relevância: Amparar a formação de estudantes, pesquisadores e interessados para desenvolver atividade de pesquisa e extensão (gestão de projetos, metodologias, capacidades específicas).

Café Defesa e outros eventos (Curso de Extensão em Defesa Nacional do Ministério da Defesa, Seminário Internacional de Defesa de Santa Maria, Jornada de Estudos Estratégicos da Escola de Comanda e Estado-Maior do Exército e III Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa)

Relevância: Promover um ambiente de debate sobre as temáticas de Defesa e Segurança, prospectando as possíveis contribuições dos diferentes setores para a soberania e desenvolvimento do Brasil e Santa Maria.

 

Assessoria de Pesquisa

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-753

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes