Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II Jornada de Estudos Estratégicos – PPGRI/UFSM e PPGCM/ECEME

Segunda edição da Jornada de Estudos Estratégicos da ECEME a ser recepcionada pelo GECAP na UFSM.



No último dia 13 de setembro de 2022, ocorreu a Jornada de Estudos Estratégicos 2022, um evento realizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSM (PPGRI/UFSM) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (IMM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (PPGCM/ECEME).

A Jornada de Estudos Estratégicos faz parte da viagem de formatura do curso de especialização dos alunos da ECEME/EB. Na sua passagem por Santa Maria, o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) teve a oportunidade de apresentar alguns dos estudos de defesa desenvolvidos pelo grupo.

O evento foi composto por três palestras, abrindo posteriormente espaço para perguntas. A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez, co-coordenador do GECAP e docente do PPGRI/UFSM, ilustrando os diferentes casos de obtenção de status internacional dos EUA, da Índia e do Brasil por meio de uma análise das capacidades materiais e da industria de defesa desses países.

Já a segunda palestra foi ministrada pelo Me. Júlio Werle Berwaldt, pesquisador assistente do GECAP e egresso do PPGRI, apresentou a sua dissertação sobre condicionantes estruturais e domésticas à indústria de defesa em países emergentes, analisando os casos da Índia, Turquia, Brasil e África do Sul.

Por fim, a fala de encerramento foi ministrada pela Profa. Dra. Ana Luiza Bravo e Paiva, Coordenadora Adjunta do PPG em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos, apresentou sua pesquisa sobre guerra no futuro e a indústria de defesa, apresentando o caso dos EUA e da França e as possibilidades de aprendizagem para o Brasil.

Essa é a segunda edição da Jornada de Estudos Estratégicos da ECEME recepcionada pelo GECAP na UFSM. Além disso, a parceria também se consolidou em um projeto de pesquisa com o PPGCM/ECEME e o PPGRI/UFSM sobre os “Desafios Geopolíticos e Aquisição em Defesa: Subsídios econômicos, institucionais e tecnológicos à avaliação e prospecção de projetos de sistemas de defesa para dissuasão extrarregional”.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-1441

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes