Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sexto Encontro dos Seminários de Pesquisa do PPGRI/UFSM e Lançamento do Livro

No dia 06/01, às 14h, o Prof. Dr. Adriano José Pereira ministrará a palestra de lançamento do livro "Institucionalismo, Desenvolvimentismo e a Economia Brasileira".



O PPGRI/UFSM em conjunto com o PPGE&D/UFSM convidam a todos e todas para o 6º encontro dos Seminários de Pesquisa do PPGRI/UFSM. Neste encontro, o Prof. Dr. Adriano José Pereira, docente vinculado ao PPGRI e PPG&D, ministrará a palestra de lançamento do livro “Institucionalismo, Desenvolvimentismo e a Economia Brasileira”. O evento ocorre no dia 06 de janeiro, às 14h (BRT), em formato híbrido – no auditório do CCSH (74C) com transmissão simultânea pelo Canal do Youtube do PPGRI. O evento será mediado pelo Prof. Dr. Júlio Rohenkohl (PPG&D/UFSM). 

 

Adriano José Pereira é rgaduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (1994) e Mestre em Integração Latino – Americana pela UFSM (1997). Doutor em Economia, na área de concentração: Economia do Desenvolvimento – PPGE/UFRGS (2010). Experiência na área de Economia, com ênfase em inovação, instituições e desenvolvimento econômico. Professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFSM (PPGRI/UFSM). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento da UFSM (PPGE&D/UFSM). Chefe do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM (2016-2017). Coordenador do PPGE&D/UFSM (2017-2021).

O livro, de autoria do Prof. Adriano José Pereira (em parceria com Herton Castiglioni Lopes e Octavio Augusto Camargo Conceição), aborda, de forma articulada, duas perspectivas consideradas fundamentais para o debate acerca de uma reflexão contemporânea sobre estratégias de desenvolvimento de economias não desenvolvidas, como a brasileira. A compreensão do papel das instituições ganha uma dimensão ampliada quando se considera a perspectiva desenvolvimentista para a análise do desenvolvimento econômico nacional. No caso brasileiro, institucionalismo e desenvolvimentismo são partes de uma mesma perspectiva de desenvolvimento, que vem ganhando novas interpretações e espaços para reflexão nessas primeiras décadas do século XXI. Mais informações sobre o livro podem ser encontradas aqui

Os Seminários de Pesquisa possuem os objetivos de debater estratégias de pesquisas científicas nas Relações Internacionais e difundir os resultados dessas pesquisas à sociedade, para além dos muros da Universidade.

Os Seminários ocorrem mensalmente e são transmitidos gratuitamente ao público amplo, pelo canal do PPGRI/UFSM no YouTube. Serão emitidos certificados de participação a todos que preencherem o formulário a ser disponibilizado via chat da transmissão no momento do evento.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-1608

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes