Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sétimo Encontro dos Seminários de Pesquisa do PPGRI/UFSM

No dia 14/04, às 17h, na sala 4135, o Prof. Dr. Ademar Pozzatti Júnior ministrará a palestra “Do Direito Internacional Ambiental à Cooperação Regional para o Desenvolvimento Sustentável”.



O PPGRI convida a todos/as/es para o 7º Encontro dos Seminários de Pesquisa do PPGRI/UFSM. Neste encontro, o Prof. Dr. Ademar Pozzatti Júnior, docente vinculado a linha de pesquisa de Instituições e Desenvolvimento do PPGRI/UFSM, ministrará a palestra intitulada “Do Direito Internacional Ambiental à Cooperação Regional para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento ocorre no dia 14 de abril, às 17h (BRT) presencialmente, na sala 4135 do Prédio 74C, CCSH, Campus Camobi da UFSM. O evento será mediado pela doutoranda Luiza Witzel Farias (IRI-USP), egressa do PPGRI/UFSM.

 


Ademar Pozzatti Júnior é mestre e doutor em Direito das Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC), bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior financiado pela CAPES, junto à École de Droit do Institut d’Études Politiques de Paris – Sciences Po, onde também realizou estágio de Pós-Doutorado. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) e do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde coordena o NPPDI – Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (CNPq/UFSM)

Assim, o encontro visará a compreensão de que apesar dos esforços para promover um sistema jurídico internacional que possa atender às urgentes necessidades ambientais, as evidências de injustiça ambiental e as dificuldades técnicas e políticas nesta seara estão aumentando globalmente, abrindo espaços para mobilização institucional internacional de menor escala, como a cooperação internacional ambiental em níveis regional, bilateral e subnacional, ainda que estudos sobre essas dimensões da cooperação ambiental sejam escassos, sobretudo no campo do Direito Internacional. Nesse sentido, para trazer a virada metodológica para o campo do Direito Internacional Ambiental, a pesquisa, que baseia a palestra, mapeia e discute a cooperação internacional ambiental brasileira na América do Sul em nível regional, bilateral e subnacional para responder se e como o direito internacional, através da institucionalização da cooperação internacional, é um instrumento capaz de criar novas e impactar as políticas públicas existentes para a tutela do meio ambiente.

É necessária a inscrição prévia, devido à limitação no número de vagas. As inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário. Serão emitidos certificados de participação a todos/as/es que se inscreverem e comparecerem ao encontro.

Os Seminários de Pesquisa possuem os objetivos de debater estratégias de pesquisas científicas nas Relações Internacionais e difundir os resultados dessas pesquisas à sociedade, para além dos muros da Universidade. Os Encontros ocorrem mensalmente e são abertos ao público amplo.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-1743

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes