Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do GECAP concedem entrevista ao jornal Brasil de Fato



O Prof. Dr. Igor Castellano da Silva, coordenador do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a Profª. Drª. Kamilla Raquel Rizzi da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), especialista em África portuguesa e colaboradora vinculada ao GECAP, foram entrevistados pelo jornal Brasil de Fato cujo as matérias foram publicadas entre os dias 24 e 26 de agosto de 2023.

 

Na matéria do dia 24 de agosto intitulada “Lula chega em Angola para recuperar o tempo perdido no mercado africano”, o professor Igor Castellano aborda sobre a busca por uma maior diversificação de produtos brasileiros exportados para a África que o presidente Lula tem buscado em sua recente passagem pelo continente Africano. O que para Castellano, um aumento na exportação de produtos brasileiros de maior valor agregado para aquele continente demandaria maior “ativismo político e confiança mútua”.

Na matéria do dia 25 de agosto intitulada “Em Angola, Lula assina acordos para retomada de parceria estratégica entre os países”, a professora Kamilla Rizzi rememora a história das relações entre os dois países, em que o Brasil em 1975 foi o primeiro país a reconhecer a independência do país angolano. A consolidação de uma parceria estratégica em 2010 elevou o grau de interação entre os dois países, os quais atualmente possuem sete projetos de cooperação em execução que abrangem as áreas da saúde, meio ambiente, energia, educação, entre outros, afirma Rizzi.

Na matéria do dia 26 de agosto intitulada “Presença de Lula na cúpula da CPLP reaproxima Brasil dos países africanos de língua portuguesa e do Atlântico Sul”, a professora Kamilla Rizzi percebe a presença de Lula na cúpula como uma reinserção da presença brasileira no continente africano, bem como uma “revalorização das parcerias com países do sul global como um todo”. As principais temáticas que compuseram a agenda da Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) trataram excepcionalmente da expansão de cooperações vinculadas às áreas da saúde, sustentabilidade, segurança alimentar, educação, entre outras.

Por, Guilherme Schmeling

O link para acessar as matérias na íntegra se encontram disponíveis abaixo.

24/08 – (Lula chega em Angola para recuperar o tempo perdido no mercado africano)

25/08 – (Em Angola, Lula assina acordos para retomada de parceria estratégica entre os países)

26/08 – (Presença de Lula na cúpula da CPLP reaproxima Brasil dos países africanos de língua portuguesa e do Atlântico Sul)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-1861

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes