Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do GECAP marcam presença no IV ERABED-SUL



O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) esteve presente no IV Encontro Regional Sul organizado pela Associação  Brasileira de Estudos de Defesa. Com o tema “Repensando a defesa com a sociedade: os documentos de defesa nacionais e sua importância estratégica”, o evento ocorreu entre os dias 14 e 15 de setembro de 2023 no Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contando com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os professores Igor Castellano da Silva (UFSM), Kamilla Raquel Rizzi e Nathaly Silva Xavier Schultz (UNIPAMPA) vinculados ao GECAP, participaram como mediadores e debatedores em diferentes painéis de áreas temáticas que envolviam temas como “áreas estratégicas e o debate em defesa”; “Discussão sobre os documentos de defesa e o Estado”; “Debates de gênero e sua inserção nas Forças Armadas”; e “Transformações da guerra no século XXI”.

No painel “Discussão sobre os documentos de defesa e o Estado”, foi apresentado o trabalho intitulado “O conceito de Entorno Estratégico: entre a política de defesa e a política externa brasileira” de autoria das professoras Kamilla, Nathaly, do professor Igor, e da doutoranda Isabella Cruzichi (UFRGS). No painel “Novas tecnologias e sua relação com a defesa”, foi apresentado o trabalho intitulado “Simulações e Jogos Digitais no Ensino-Aprendizagem de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos” de autoria do professor Igor e as alunas Luiza Kosby Lyra e Isabella Goldoni Paludo.

No dia 15 de setembro pela parte da manhã, os professores Igor, Kamilla e Nathaly participaram da Mesa Redonda “A perspectiva da defesa no continente Africano”, contando com a participação de Mauro Adriano Fernando Mendes (Presidente da Associação dos Auditores de Defesa Nacional de Angola).

Por, Guilherme Schmeling

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-1904

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes