Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisador do GECAP participou de Seminário Internacional sobre inteligência estratégica na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).



No dia 07 de dezembro de 2023, o pesquisador, Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez (UFSM), participou a convite da Escola de Inteligência (ESINT) da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) do Seminário Internacional – Desafios para a Inteligência Estratégica.

O evento foi promovido pela ABIN em razão da comemoração dos 24 anos da instituição e contou com a presença de 250 participantes.
Durante o evento foi abordado a relação entre Inteligência e democracia, os desafios da Inteligência estratégica e a profissionalização da atividade. Destacou-se a importância da democracia na atuação da Inteligência, a necessidade de um bom sistema de controle interno e externo, e a profissionalização dos profissionais de Inteligência. Além disso, foram mencionadas as realizações da ABIN ao longo de 2023, incluindo a publicação do Decreto Nº 11.693/23, que prevê a reestruturação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

Rodriguez abordou sobre os desafios de Inteligência estratégica para potências regionais, tais como o Brasil. Destacou que os desafios estratégicos de um Estado estão inteiramente atrelados às suas definições de prioridades políticas. Além disso, ele ressaltou que é necessário haver uma “compreensão clara sobre o ambiente das ameaças estratégicas do ambiente internacional no qual estamos inseridos, deve haver clareza sobre quais são os desafios estratégicos do Brasil e compreensão dos setores políticos envolvidos nesses desafios”. Dessa forma, o pesquisador considera que o tomador de decisão necessita de assessoria inteligente que detenha e produza conhecimento sobre essas questões.

Por, Guilherme Schmeling

Confira a matéria completa clicando aqui

Acompanhe as atividades realizadas pelo pesquisador clicando aqui

Confira algumas das produções do pesquisador relacionadas a esta matéria por meio dos links abaixo:

RODRIGUEZ, Júlio César Cossio. Os desafios ao governo Lula em Política Externa, Defesa e Inteligência. In: Magna Inácio. (Org.). Presidente, Gabinete e Burocracias: o que a nova administração Lula precisa saber. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2023, v. 1, p. 198-216.

RODRIGUEZ, Júlio César Cossio; CEPIK, Marco Aurélio Chaves. Instituições para Emergências e a Emergência das Instituições: O caso da Comunidade de Inteligência nos Estados Unidos (1947-1960). RELAÇÕES INTERNACIONAIS (LISBOA), v. 75, p. 135-155, 2022.

RODRIGUEZ, Júlio César Cossio; Amorim Neto, Octavio . Forças Armadas, defesa e inteligência: desafios do Regime Democrático Brasileiro em um mundo em transformação. In: Magna Inácio; Vanessa Olveira. (Org.). Democracia e Eleições no Brasil. Para onde vamos?. 1ed.São Paulo: HUCITEC – ANPOCS, 2022, v. 1, p. 317-335.

RODRIGUEZ, Julio Cesar Cossio; SILVA, Igor Castellano da ; ROHENKOHL, J. E. . Instituições e Inovação Tecnológica: Desafios Teórico-Metodológicos.. In: Igor Castellano da Silva; Júlio Eduardo Rohenkol. (Org.). Polos de Defesa e Segurança: Estado, instituições e inovação. 1ed.Santa Maria: Editora da UFSM, 2020, v. 1, p. 21-31.

RODRIGUEZ, Julio Cesar Cossio; ARTURI, Carlos Schmidt . Democratization and Intelligence and Internal Security Agencies: A Comparative Analysis of the Cases of Brazil and Portugal (1974-2014). BRAZILIAN POLITICAL SCIENCE REVIEW, v. 13, p. 1-29, 2019.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-2008

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes