Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadora do GECAP lança livro intitulado “25 Anos de Cooperação de Defesa na CPLP”



A Professora Dra. Kamilla Raquel Rizzi, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), lançou o livro “25 Anos de Cooperação de Defesa na CPLP”, escrito em conjunto com o Prof. Dr. Coronel Luís Manuel Brás Bernardino, professor do Instituto Universitário Militar de Portugal (IUM/Portugal).

O livro trata sobre a cooperação na área da defesa na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 1998. Além de analisar o passado da cooperação bi-multilateral entre os Estados-Membros, o livro também busca lançar um olhar para o futuro da cooperação em defesa na comunidade.

Formada por nove Estados ligados ao mar, a comunidade consolidou institucionalmente a sua arquitetura de defesa, objetivando, assim, ampliar as capacidades estatais de seus membros e se projetar estrategicamente, principalmente a partir do Protocolo de Cooperação no Domínio da Defesa, de 2006.

O livro é fruto de um esforço de cooperação internacional que contou com o apoio do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da UFSM (PPGRI/UFSM).

Por, Guilherme Schmeling

O livro está disponível para dowload no Repositório Institucional Camões clicando aqui

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-2010

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes