Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSM realizou sua primeira edição do Seminário Internacional Saberes do Sul Global (SISSUL 2023)

O I Seminário Internacional Saberes do Sul Global aconteceu durante os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2023, no Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM.



O I Seminário Internacional Saberes do Sul Global (I SISSUL) foi o primeiro seminário anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM). O evento ocorreu durante os dias 23, 24 e 25 de novembro, em formato presencial, na UFSM, com transmissão gratuita ao público amplo pelo canal do PPGRI/UFSM no YouTube.

O seminário teve como objetivo promover e disseminar, entre estudantes de pós-graduação e graduação, assim como na comunidade local, nacional e internacional, a suscetibilidade para o conhecimento e o debate de temas interdisciplinares relacionados aos desafios de desenvolvimento, segurança, direitos e justiça em regiões do Sul Global, com reflexos para o desenvolvimento sustentável local.

Para tal, ele buscou estimular o desenvolvimento de atividades integradoras de pesquisa, ensino e extensão, com inserção social (sociedade civil, empresas e políticas públicas), responsabilidade social (inclusão e desenvolvimento sustentável), conectividade global (internacionalização e uso de tecnologias da informação e comunicação), impacto científico e viés interdisciplinar, ultrapassando os muros da Universidade.

Com a presença de importantes nomes da área de Relações Internacionais, a exposição de trabalhos e atividades relevantes, e a inter-relação de um grupo diverso e multicultural de pessoas, o I SISSUL contou com atividades variadas nos 03 dias de evento:

23 de novembro de 2023

O SISSUL foi inaugurado com os Workshops de Formação, que consistiram em minicursos dinâmicos, de natureza interdisciplinar, concebidos para contribuir para o desenvolvimento de inovação e originalidade em práticas de pesquisa, ensino e extensão na área das Relações Internacionais. Realizados no período da manhã, das 09h às 12h, os Workshops tiveram como temáticas:

– “Entrevistas e Relações Internacionais” ministrado por Luiza Witzel Farias (USP) e Cristiane Ribeiro Pereira (USP);

– “Análise de Conteúdo Assistida por Software: desafios e possibilidades para as Relações Internacionais” ministrado por Muriel Hesse Block (UFSM), Luiza Delaflora Cassol (UFSM), e Renata Rodrigues Marques (UMN);

– “Entre a Política Externa e a Política de Defesa Brasileiras: distanciamento, aproximações e desafios no século XXI” ministrado pela Profa. Dra. Kamilla Raquel Rizzi (UNIPAMA/UFSM);

– “Saberes Afro-Diaspórico: caminhos para a educação das relações étnico-raciais” ministrado por Jacilene Aguiar Silva (UFRGS) e Beatriz S. Pontes (UFRGS).

No período da tarde, a Solenidade de Abertura do I SISSUL foi iniciada pelo Coordenador do evento, Prof. Dr. Igor Castellano da Silva, onde também se fizeram presentes a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Cristina Nogueira; o Diretor da Secretaria de Apoio Internacional e representante do Gabinete do Reitor, Prof. Dr. Paulo Bayard; a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Dra. Jaciele Sell; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Prof. Dr. Bruno Hendler; e o Coordenador do Curso de Relações Internacionais, Prof. Dr. Ademar Pozzatti. 

Em seguida, a Mesa Redonda Internacional I: “Crise e (In)Segurança Contemporânea em Perspectiva Global” foi composta pelo Prof. Dr. Peter Vale, da Universidade de Pretória (África do Sul); pelo Coronel Luís Bernardino, do Instituto Universitário Militar (Portugal); pela Profa. Dra. Emilse Calderón, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina); e pelo debatedor Prof. Dr. Igor Castellano (UFSM). 

O coffee break foi o momento de confraternização entre os participantes do I SISSUL, e contou, também, com os estandes interativos “A Incubadora Social da UFSM“, de autoria de Giovanna Angeloti (UFSM) e Nathália Rigui Trindade (UFSM), que apresentaram as práticas de extensão de projetos vinculados à UFSM; e Museu de Videogames e Gameplays” do Programa de Extensão GAMEFICAMOS: O Mundo Real nos Jogos Digitais, da UFSM, que exploraram aspectos sociais e políticos de jogos digitais e fotografias.

No turno da noite do primeiro dia, foram realizados os Painéis de Apresentação de Trabalhos. O primeiro bloco, das 18h às 19h30, contou com as temáticas:

“Perspectivas e Práticas Descoloniais”, coordenado e debatido pela Dra. Bruna Troitinho;

“Economia Política Internacional e Desenvolvimento”, coordenado e debatido pelo Prof. Dr. Adriano Pereira;

“Cooperação Sul-Sul em Desenvolvimento”, coordenado e debatido pelo Prof. Dr. Bruno Hendler;

“Políticas Públicas Locais e Cooperação Descentralizada”, coordenado e debatido pelo Prof. Dr. Júlio Rodriguez;

“Direitos Humanos e Poder Público”, coordenado e debatido pelo Prof. Dr. Ademar Pozzatti;

“Pesquisa, Ensino e Extensão em Relações Internacionais”, coordenado e debatido pelo Prof. Dr. Thomaz Santos;

“Estudos de Segurança e Teoria da Securitização”, coordenado e debatido pela Profa. Dra. Nathaly Schutz;

“África e Atlântico-Sul”, coordenado e debatido pela Profa. Dra. Kamilla Rizzi;

Já o segundo bloco, das 19h30 às 21:00, abarcou temáticas como:

“Ascensão Chinesa e Sudeste Asiático”, coordenado e debatido pelo Prof. Dr. Bruno Hendler;

“Relações Internacionais e Representações Audiovisuais”, coordenado e debatido pelo Prof. Dr. Thomaz Santos; 

“Raça, Gênero e Identidades nas Relações Internacionais”, coordenado e debatido pela Profa. Dra. Nathaly Schutz;

“Política Externa das Grandes Potências”, coordenado e debatido pelo Prof. Dr. Júlio Rodriguez;

“África e Atlântico-Sul”, coordenado e debatido pela Profa. Dra. Kamilla Rizzi. 


24 de novembro de 2023

O segundo dia do I SISSUL iniciou com a continuação dos Workshops de Formação, os quais foram divididos em duas partes, a serem ministrados nas manhãs dos dias 23 e 24 de novembro. 

Já no início da tarde, das 14h às 17h, ocorreu a Mesa Redonda Internacional II: “Decolonialidade, Autonomia e Transformação da Política e Sociedade Global”, composta pela Profa. Dra. Beatriz Padilla, da Universidade do Sul da Flórida (Estados Unidos); Prof. Dr. Miroslaw Sadowski, da Universidade de Strathclyde (Escócia); Prof. Dr. Vineet Thakur, da Universidade de Leiden (Países Baixos); e pela debatedora Profa. Dra. Joséli Gomes (UFSM).

E após o coffee break, aconteceu a última mesa redonda do evento, a Mesa Redonda Internacional III: “Desenvolvimento, Instituições e Mudança Global”, que contou como palestrantes a Profa. Dra. María Dalmasso, da Universidade de Córdoba (Argentina); o Prof. Dr. Pablo Estévez, da Universidad de la República (Uruguai); e o Prof. Dr. Hernán González, da Universidad de la República (Uruguai); e como debatedor, o Prof. Dr. Júlio Rodriguez (UFSM).


25 de novembro de 2023

O último dia do evento contou com as vivências extensionistas, atividades que buscaram promover um espaço de construção conjunta a partir das experiências de pesquisadores, educadores e extensionistas de diferentes instituições de ensino, versando sobre diferentes temáticas relacionadas ao Sul Global e ao desenvolvimento sustentável. As temáticas foram: 

– “Representatividade de Gênero a partir de Maria: perspectivas e debates sobre a intersecção entre feminismos leigos e religiosos na América Latina”, de autoria de Anna Carletti (UNIPAMPA), Ellen Gomes Passos (UNIPAMPA), e Irina Lima Martinez (UNIPAMPA);

– “Games, Ensino-Aprendizagem e Sul Global, do Programa de Extensão GAMEFICADOS: O Mundo Real nos Jogos Digitais (UFSM).

Por fim, com o intuito de promover a integração entre congressistas e organizadores, o I Seminário Internacional Saberes do Sul Global orquestrou um Happy Hour no V Belga Food Hall, situado na Vila Belga, um distrito histórico de Santa Maria. Como parte das atividades de encerramento do evento, foi realizado o Sarau Rock&RI, um Music Jam com a banda Gondwana, que teve como objetivo explorar como o Rock pode ser uma ferramenta para compreender questões de política internacional, cultura, sociedade e economia. Além disso, houve a premiação dos 12 melhores trabalhos por painel e dos 3 melhores trabalhos do evento.

O SISSUL foi concebido com dedicação especial com o propósito de integrar diferentes facetas da pesquisa, ensino e extensão. Nesse sentido, cultura e entretenimento emergiram como pilares essenciais para esse intento, visando criar um ambiente propício para a convergência de conhecimentos e experiências diversas.

Por, Izabela Ambo Okusiro e Guilherme dos Santos Schmeling

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-2024

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes