Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisador do GECAP publica artigo intitulado “Inteligência na Guerra Fria: acirramento e estabilização (1961–1975)” na Revista Brasileira de Estudos de Defesa



O professor, pesquisador e coordenador do Grupo de Estudos em Capacidade Estal, Segurança e Defesa (GECAP) Dr. Júlio César Cossio Rodriguez (Docente/UFSM) e o professor e pesquisador Dr. Marco Aurélio Chaves Cepik (Docente Colaborador/UFRGS), tiveram seu trabalho publicado na Revista Brasileira de Estudos de Defesa (RBED) intitulado “Inteligência na Guerra Fria: acirramento e estabilização (1961–1975)”.

Em suma, o trabalho faz uma análise acerca das transformações dos serviços de inteligência dos Estados Unidos ao longo do período crítico da Guerra Fria, compreendido entre 1961 e 1975, em que se percebeu uma considerável ampliação da capacidade de coleta de informações, que, no entanto, não garantiram a excelência das operações, e que reverberaram no aumento das tensões internas em relação ao controle democrático dos serviços de inteligência.

Em razão da corrida armamentista nuclear que eclodiu durante o período mencionado, as principais transformações nos serviços de inteligência norte-americano resultaram na expansão de operações encobertas, no aumento da quantidade de agências e departamentos, na ampliação da capacidade de coleta de informações e nas tensões internas ao redor do controle democrático dos serviços de inteligência.

Além do mais, o artigo faz uma descrição aprofundada a respeito dos processos históricos com o objetivo de evidenciar as relações entre as condicionantes estruturais e as contradições internas direcionadas à sociedade norte-americana em relação à expansão do seu sistema de informações.

Por, Guilherme Schmeling

O trabalho completo se encontra disponível para download clicando aqui

Acompanhe as produções e atividades desenvolvidas pelos pesquisadores clicando abaixo

Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez (lattes)

Prof. Dr. Marco Aurélio Chaves Cepik (lattes)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-2041

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes