Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Décimo Terceiro Encontro dos Seminários de Pesquisa do PPGRI/UFSM

No dia 13/03, às 18h, a Profa. Dra. Kamilla Raquel Rizzi (PPGRI/UFSM e UNIPAMPA), o Dr. Luis Manuel Brás Bernardino (Cel. da Reserva e professor IUM e UAL/Portugal), e o Capitão de Mar-e-Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo (Marinha/Brasil), ministrarão a palestra "25 anos de cooperação em Defesa na CPLP: dos avanços atuais aos desafios futuros".



O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM), convida a todos/as/es para o 13º Encontro dos Seminários de Pesquisa PPGRI/UFSM. A palestra intitulada “25 anos de cooperação em Defesa na CPLP: dos avanços atuais aos desafios futuros”, será ministrada pela Profa. Dra. Kamilla Raquel Rizzi (PPGRI/UFSM e UNIPAMPA), pelo Dr. Luis Manuel Brás Bernardino (Coronel e Professor no IUM e na UAL/Portugal), pelo Capitão de Mar-e-Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo (Marinha/Brasil), e mediada pelo Prof. Dr. Igor Castellano da Silva (PPGRI/UFSM). 

O evento, que contará, também, com o lançamento do livro homônimo, organizado por Kamilla Raquel Rizzi e Luis Manuel Brás Bernardino, acontecerá no dia 13 de março, às 18h (BRT), em formato virtual, transmitido ao vivo pelo canal do PPGRI/UFSM no Youtube. Os participantes que responderem ao formulário de inscrição que será compartilhado durante o evento receberão certificado de participação de 2h. 

Kamilla Raquel Rizzi é professora Associada II de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA e professora do corpo permanente do Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM). É pós-doutoranda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI/UFSC). Doutora em Ciência Política, Mestre em Relações Internacionais e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS. Atua como professora convidada no Posgrado en Estudios Internacionales ofertado pela Universidad de la Republica (UDELAR/Uruguai). É pesquisadora do GeÁFRICA/UNIPAMPA e pesquisadora associada do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA), do Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT/UFRGS), e do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP/UFSM).

Luís Manuel Brás Bernardino é Coronel de Infantaria do Exército Português, pós-graduado em Estudos de Paz e Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Tecnica de Lisboa (ISCSP-UTL) e doutor em Relações Internacionais pela mesma Universidade. Atualmente é professor de Estratégia e Relações Internacionais no Departamento de Estudos Pós-Graduados (DEPG) da Academia Militar de Lisboa e membro do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL).

Francisco Evandro Rodrigues Camelo é Capitão de Mar-e-Guerra, graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Marinha do Brasil. Ele esteve no cargo de diretor do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE-CPLP) entre 2019 e 2022.

Os Seminários de Pesquisa buscam debater estratégias de pesquisas científicas nas Relações Internacionais, e áreas afins, e difundir os resultados dessas pesquisas à sociedade, para além dos muros da Universidade.

Por Guilherme Schmeling e Izabela Ambo Okusiro

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-2092

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes