Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PESQUISADORES DO GECAP PARTICIPAM DA CONFERÊNCIA DPLST-LAC-ABRI 2025: DIPLOMACIA E DESENVOLVIMENTO NO SUL GLOBAL



A Universidade de São Paulo (USP) foi sede de um importante evento promovido pela Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e pela International Studies Association (ISA) de 21 a 24 de julho de 2025. O evento, denominado “DPLST-LAC-ABRI 2025: Diplomacia e Desenvolvimento no Sul Global”, reuniu acadêmicos, pesquisadores e docentes de diversos países da América para discutir questões centrais sobre diplomacia, segurança, desenvolvimento e o papel do Sul Global nas relações internacionais.

O GECAP (Grupo de Estudos em Capacitação Estatal, Segurança e Defesa) esteve presente no evento, com a participação ativa de pesquisadores e alunos. O grupo foi responsável por apresentar pesquisas, refletindo sua crescente contribuição para o entendimento da geopolítica e segurança internacional.

A pesquisadora assistente do GECAP, Ana Luiza Vedovato Rodrigues, apresentou o trabalho “The 19th Century Roots of International Sovereignty: Latin American Independences and the Struggle for External Recognition” no painel “Raízes, Reconhecimentos e Representações: perspectivas históricas sobre soberania, autonomia e propaganda na formação da ordem internacional”, conduzido pelo Prof. Dr. Mohammed Nadir, Pesquisador Associado do GECAP. O Prof. Dr. Mohammed Nadir, também apresentou sua pesquisa “A Federação dos Estados de Sahel e o Fim da France Afrique”, em um painel que discutia “Segurança na África e a Influência da China”.

A graduanda Bárbara Matté Puhl, também vinculada ao GECAP, apresentou a pesquisa “O Cone Sul à Sombra Nazista: As Operações de Espionagem Alemãs e a Disputa Geopolítica pela América Latina na Segunda Guerra Mundial”, em um painel sobre “Cooperação Sul-Sul em Defesa”. Além disso, o grupo também se fez presente em um painel sobre “Mudanças Climáticas e a Segurança Humana”, com a apresentação de mais uma graduanda vinculada ao GECAP, Ana Clara Batoqui Costa e Silva, com sua pesquisa “Environmental Refugees: The Securitization of Migrants from Pakistan and Bangladesh in India”. 

A Conferência foi uma ótima oportunidade de aprofundar conhecimentos e trocar experiências na área de Relações Internacionais, e a presença do GECAP em eventos como esse reforça a importância da pesquisa científica no campo da capacidade estatal, segurança internacional e defesa. 

Texto: Barbára Matté Puhl

Revisão: Irina Lima Martínez 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-2692

Publicações Recentes