Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Política e Sociedade Internacional

Esta linha de pesquisa prioriza investigações sobre dinâmicas sociais e políticas da Sociedade Internacional. Contempla-se pesquisas de Política Comparada sobre os seguintes temas: sistemas de governo; regimes políticos; sistemas partidários; regras eleitorais; participação política e representação; contestação política e social; e, integração e cooperação regional. No que tange as dinâmicas sociais, abarca-se: a sociologia das mobilidades internacionais (fluxos migratórios e turísticos); as questões de gênero em âmbito internacional; estudos culturais transnacionais; e, as discussões sobre a colonialidade do saber e do poder.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS

DOCENTES VINCULADOS

Prof. Dr. José Carlos Martines Belieiro Junior

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Câmpus de Araraquara/1996), Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP/2001) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2009). Tem experiência docente nas áreas de Sociologia e Ciência Política. Atualmente é Professor Associado I no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), área de Ciência Política. As área de pesquisa contemplam o interesse em política brasileira contemporânea, com destaque para análise dos governos da transição democrática, principalmente nas abordagens de política e economia, com ênfase nos governos pós transição democrática. Em 2016, realizou Estágio de Pós-Doutorado no Lemann Institute for Brazilian Studies, na University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos, com apoio financeiro da CAPES.

Profa. Dra. Mariana Selister Gomes

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e da Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (CIES / ISCTE-IUL). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em História pela mesma instituição. Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pesquisadora Associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM / UFRGS). Coordenadora do Programa de Extensão GIDH – Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos. Tem experiência interdisciplinar, atuando em diferentes temas relacionados à Gênero, Feminismo, Raça e Antirracismo na Sociedade Internacional, tais como: Migrações; processos de Securitização; Turismo; Patrimônios Culturais; Imaginários Sociais; Movimentos Sociais; e Imagem do Brasil.

Profa. Dra. Rosana Soares Campos

Professora de Ciência Política na Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestre em Ciência Política pela mesma instituição (2003). Possui graduação em Comunicação Social, habilitação jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás. É membro associado da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Latinoamericana de Ciência Política (ALACIP). Participa como pesquisadora do Grupo de Trabalho Comportamento e Instituições Políticas do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV/UFRGS). Atualmente é representante da UFSM no Comitê de Ciências Políticas e Sociais da Associação de Universidades Grupo de Montevideo (AUGM) Pesquisa principalmente os seguintes temas: comportamento político, democracia, Estado, pobreza e exclusão social. Tem experiência em pesquisa quantitativa e qualitativa.