Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Segurança, Estratégia e Defesa

Esta linha concentra as investigações sobre os temas da segurança, estratégia e defesa. No âmbito da segurança, abarca-se: as dinâmicas de poder entre os atores mais relevantes do sistema internacional e seus entornos estratégicos; e, segurança regional, estatal, humana e doméstica (segurança pública). Referente aos estudos estratégicos, enfoca-se as relações entre guerra, Estado e tecnologia. Ainda, abordam-se as estratégias de consolidação de capacidade estatal em âmbito nacional e suas derivações regionais. Por fim, nesta linha de pesquisa também se inserem os estudos sobre defesa e seus diferentes níveis e características.

GRUPO DE PESQUISA VINCULADO

Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa - GECAP

DOCENTES VINCULADOS

Prof. Dr. Igor Castellano da Silva

Igor Castellano da Silva é, desde 2014, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche na University of Johannesburg, África do Sul (2013); mestre em Ciência Política (2011) pela UFRGS e bacharel em Relações Internacionais (2008) também pela UFRGS. É membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UFSM desde sua fundação (em 2018) e atualmente exerce a função de coordenador deste PPG (2021-2023). É pesquisador e co-coordenador do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) da UFSM desde 2015. É autor e coautor de artigos científicos, livros e capítulos de livros publicados em periódicos acadêmicos/editoras nacionais e internacionais, com foco nas temáticas de Segurança Regional e Capacidade Estatal, aplicadas a África e Oriente Médio. Destacam-se os livros “Congo, a Guerra Mundial Africana: conflitos armados, construção do estado e alternativas para a paz”, publicado no Brasil (2012) e Angola (2016), e “Política Externa na África Austral: guerra, construção do Estado e ordem regional (África do Sul, Angola, Moçambique, Zimbábue e Namíbia)”, publicado no Brasil em 2017.

Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez

Professor de Relações Internacionais no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenador Substituto do Programa Pós-Graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Ciência Política pela Universidade de Lisboa (2013) [título reconhecido pela Universidade Federal de Pernambuco], Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Coordenador do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (UFSM). Pesquisador Efetivo do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV/UFRGS), do Núcleo de Estudos em Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI/UFPE), do Centro de Estudos sobre a União Europeia (UFS), do Grupo de Estudos sobre Dinâmica Econômica, Instituições e Desenvolvimento (DEID/UFSM) e do Grupo de Pesquisa sobre Contestação Internacional e Controles Democráticos (UFRGS).

Profa. Dra. Kamilla Raquel Rizzi

Doutora em Ciência Política, Mestre em Relações Internacionais e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada I de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA. Professora do corpo permanente do Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM). Atualmente também coordena o curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas – 2ª edição, ofertado pela Universidade Federal do Pampa. Atua como professora convidada no curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Geopolítica e Defesa – EaD, ofertada pela UFRGS e no Posgrado en Estudios Internacionales ofertado pela Universidad de la Republica (UDELAR/Uruguai). É coordenadora do Núcleo de Análise de Política Externa Brasileira (NaPEB/UNIPAMPA), pesquisadora do GeÁFRICA/UNIPAMPA e pesquisadora associada do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA) e do Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT/UFRGS).