Na segunda-feira, 15 de setembro de 2025, ocorreu o seminário de lançamento da Revista Tempo do Mundo nº 37, intitulada “Política de Defesa no Brasil Contemporâneo – Desafios e Oportunidades em um Sistema Internacional em Transição”. O evento foi realizado em formato híbrido, tanto na sede do Ipea, em Brasília, quanto de forma online. A edição contou com 16 artigos, sendo um deles de autoria da pesquisadora efetiva do GECAP. A Profa. Dra. Kamilla Raquel Rizzi é doutora em Ciência Política pela UFRGS e docente do curso de Relações Internacionais da da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSM. Neste sentido, o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal (GECAP) tem a satisfação de divulgar a publicação do seu artigo intitulada “O Brasil na CPLP: entre interesses, potencialidades, desafios e inconstâncias da cooperação em defesa (1998-2024)”.
O estudo integra a edição nº 37 da Revista Tempo do Mundo, lançada em abril de 2025 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A Fundação pública, vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento, desempenha papel estratégico ao fornecer suporte técnico e institucional às ações governamentais, subsidiando a formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento no Brasil.
No artigo, Rizzi analisou a atuação do Brasil na cooperação em Defesa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de 1998 a 2024 onde trabalhou com a hipótese de que houve uma evolução propositiva nas ações de cooperação em Defesa na CPLP. A pesquisa é de extrema relevância para a compreensão das potencialidades e dos desafios brasileiros dentro da CPLP ao longo de mais de duas décadas, enfaticamente na temática da cooperação em defesa. A publicação está disponível no site do Ipea, por meio da Revista Tempo do Mundo e a edição completa pode ser lida na íntegra no seguinte link:https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/issue/view/38/42
Texto: Irina Lima Martinez