Ir para o conteúdo PPGSC Ir para o menu PPGSC Ir para a busca no site PPGSC Ir para o rodapé PPGSC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula Inaugural do Mestrado em Saúde Coletiva da UFSM Discute a Urgência da Atenção Básica no SUS com o Prof. Luiz Augusto Facchini



No dia 6 de março de 2026, o Auditório do Prédio 26F da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi palco de um momento histórico para a saúde regional. A aula inaugural da segunda turma do Mestrado em Saúde Coletiva contou com a presença do renomado médico epidemiologista e professor da UFPel, Luiz Augusto Facchini.

O evento, que reuniu alunos, docentes e autoridades do Centro de Ciências da Saúde (CCS), marcou não apenas o início de um novo ciclo acadêmico, mas também um reencontro: o Prof. Facchini é egresso da UFSM, tendo se formado na turma de Medicina de 1979.

Sob o tema “Por que segue urgente pensar a Atenção Básica no SUS?“, Facchini trouxe dados robustos sobre a capilaridade do sistema brasileiro. Ele destacou que o Brasil possui hoje cerca de 45.000 unidades básicas de saúde, um número que supera a estrutura de países inteiros como o Chile ou a Colômbia.

Alguns pontos altos da palestra incluíram:

  • Alcance Social: A Estratégia Saúde da Família (ESF) cobre potencialmente 160 milhões de pessoas, o equivalente a cerca de 75% da população brasileira.
  • Equidade: Cerca de 80% dos centros de saúde estão localizados em áreas vulneráveis, cumprindo o papel de levar o Estado onde ele é mais necessário.
  • Protagonismo Internacional: O modelo brasileiro, com equipes multiprofissionais e agentes comunitários, é hoje referência mundial, inspirando inclusive a reorganização do NHS britânico.

Apesar dos avanços, o palestrante alertou para os retrocessos vividos entre 2016 e 2022, marcados por redução de financiamento e desabastecimento de insumos básicos, como vacinas. Para Facchini, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) é a única via para resolver problemas estruturais, como as filas para atendimento especializado.

A atenção primária não é medicina simplificada para população pobre; é uma estratégia de alta sofisticação e qualidade cujos resultados são admiráveis e reconhecidos internacionalmente.

O professor encerrou sua fala enfatizando a Universalização da Educação Permanente. Ele defendeu que todos os profissionais e gestores do SUS devem estar inseridos em processos contínuos de aprendizado que ajudem a identificar e resolver problemas reais do cotidiano das unidades.

A atividade foi prestigiada pela diretora do CCS, Professora Maria Denise, pela chefe do departamento de Saúde Coletiva, Professora Monalisa, e pela coordenadora do PPGSC, Professora Edi. Além do público presente em Santa Maria, a aula foi acompanhada em tempo real por um grupo de alunos e profissionais no campus de Palmeira das Missões.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-954-423

Publicações Recentes