Ir para o conteúdo PPGSC Ir para o menu PPGSC Ir para a busca no site PPGSC Ir para o rodapé PPGSC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGSC/UFSM participa de curso nacional para fortalecimento da pós-graduação em Saúde Coletiva



Com o objetivo de fortalecer os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), especialmente aqueles em processo de consolidação, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), realizou o 1º Curso de Fortalecimento da Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasileira.

O encontro aconteceu entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, na sede da Fiocruz em Brasília, reunindo representantes da SGTES/MS, da CAPES e coordenadores de mais de 40 programas, promovendo debates, trocas de experiências e articulações voltadas à superação de desigualdades regionais e institucionais.

Fotos: Sergio Velho Junior/Fiocruz Brasília

A coordenadora do PPGSC/UFSM, Profª Edi Franciele Ries, participou representando o programa e destacou que o evento foi uma oportunidade única de aprendizado e cooperação. Durante as 40 horas presenciais de atividades, ela acompanhou discussões sobre projetos político-pedagógicos, processos formativos, produção científica e técnica, ações afirmativas e impacto social da pós-graduação.

“Foi um privilégio participar desse momento histórico para a área. Voltamos com novas ideias, conexões e estratégias para fortalecer nosso programa e contribuir para a formação de profissionais comprometidos com o SUS”, afirmou a professora."
Fotos: Sergio Velho Junior/Fiocruz Brasília

A participação do PPGSC/UFSM foi considerada especialmente relevante, já que o curso priorizou programas com conceito 3 ou 4 na última avaliação da CAPES ou recentemente criados no quadriênio 2021-2024. Vale lembrar que o PPGSC da UFSM é o 100º curso de pós-graduação em Saúde Coletiva criado no Brasil, marco de relevância para a área e motivo de reconhecimento por parte da Abrasco.

O evento integra um projeto mais amplo que inclui também um programa de mentoria para apoio aos PPGs em consolidação, reforçando redes de cooperação e solidariedade acadêmica e reafirmando o papel estratégico da pós-graduação para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

📌 Fonte: Adaptado de notícia publicada no site e redes sociais da Abrasco.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-954-250

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes