O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – ProfHistória –, oferecido em rede nacional, é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.
Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ -, ele tem como objetivo proporcionar formação continuada aos docentes de História da Educação Básica, com o objetivo de dar qualificação certificada para o exercício da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.
Pelo ProfHistória, busca-se oferecer a formação continuada de professores de História voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica.
Poderão participar do exame nacional de acesso ao ProfHistória candidatos portadores de diploma de curso superior de Licenciatura devidamente registrados no Ministério da Educação, que estejam ministrando aulas de História em qualquer ano da Educação Básica.
Ensino de História
A área de concentração do ProfHistória articula ensino de História, pesquisa e prática docente, valorizando a relação entre passado, presente e futuro. Reflete sobre os saberes escolares e as múltiplas formas de ensinar e aprender História, dentro e fora da escola. Considera os professores como produtores de saberes e sujeitos ativos na construção do conhecimento histórico. Reconhece o Ensino de História como campo ético, político e social, atravessado por disputas, resistências e reinvenções, e valoriza práticas pedagógicas que dialogam com a escola, a comunidade e diferentes espaços de memória e cultura.
LINHAS DE PESQUISA
Saberes Históricos no Espaço Escolar
Ementa: pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.
Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão
Ementa: estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.
Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
Ementa: investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas, as exposições, entre outras.
Ensino de História e Políticas Públicas
A linha investiga políticas públicas relacionadas ao ensino de História, considerando sua historicidade, marcos legais, programas e ações que impactam a formação docente, o currículo, a avaliação e os materiais didáticos. Com abordagem multidisciplinar, articula História, Educação e Ciências Sociais para compreender e propor políticas voltadas à democracia, cidadania e direitos humanos. Valoriza a experiência docente como ponto de partida para pesquisas que analisem e sugiram ações públicas voltadas ao ensino de História, promovendo uma educação crítica, inclusiva e comprometida com o saber histórico.