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Orientações pós-defesa

1) ANTES da defesa o presidente da banca deve:

– Avisar a banca para não assinar o atestado: somente a coordenação do PPG pode assinar esse documento.

– Sugerir aos integrantes externos que se cadastrem no PEN/SIE.

– Verificar as regras de assinatura da ata: veja o memorando circular n. 004/2024


2) DEPOIS da defesa

– Solicitar que os integrantes da banca baixem o atestado diretamente do processo.

– Caso alguém assine a ata fora do PEN/SIE (ex: gov.br), coletar as assinaturas antes de anexá-la no processo.

– Anexar a ata no processo informado acima.

– Solicitar que os integrantes da banca, com cadastro no PEN/SIE, acessem suas respectivas caixas postais e assinem apenas a ata de qualificação.

– Quando todos tiverem assinado a ata, tramitar o processo para a coordenação do PPG.

 

3) Orientações para o estudante

– Você não precisa realizar nenhuma ação neste processo. A partir de agora, toda a movimentação é realizada pelo seu orientador.

– Mesmo assim, você pode acessar o processo a qualquer momento para baixar a ata, depois que for anexada pelo presidente, e o atestado da banca.

 

4) Como acessar o processo?

– Acesse ao Portal de Documentos.

– Digite o número do processo no campo “Número” ou o seu nome no campo “Interessado”;

– Clique em “Pesquisar”.

– Clique no ícone de pasta para abrir o processo.

– Clique em “Documentos inseridos” para ver e baixar os arquivos.

– Para ver onde está o processo, clique em “Tramitações”.

 

5) Dúvidas frequentes:

– Pode haver defesa por parecer? Não. Apenas presencial, online ou híbrida: ver resolução UFSM N. 124, de 14 de abril de 2023. Se um integrante efetivo faltar, o suplente deve ser convocado.- Como integrantes externos fazem o cadastro no PEN/SIE?

– Brasileiros: acessem este link

– Estrangeiros: acessem este link

– O cadastro é feito exclusivamente pelo próprio integrante externo. 

– Havendo dúvidas sobre o cadastro, pode-se:

assistir a este vídeo

conferir as instruções de cadastro de integrantes externos

ou  entrar em contato com a Divisão de Protocolo da UFSM pelo e-mail pen@ufsm.br ou pelos telefones (55) 3220-8499, (55) 3220-8130 ou (55) 991589857 (Whatsapp).

– Como a banca assina a ata? Conforme o memorando circular n. 004/2024 – PRPGP, a ata pode ser assinada por:

Gov.br.

Assinatura eletrônica certificada pela ICP-Brasil.

Assinatura eletrônica certificada pela instituição do integrante da banca.

Pelo PEN/SIE (requer cadastro prévio).

Assinatura à mão somente é aceita para integrantes estrangeiros.

Assinaturas fora desses padrões não serão aceitas pela PRPGP.

– Co-orientador pode assinar a ata? Somente se substituir o orientador na defesa.- Suplente pode assinar a ata? Somente se substituir algum integrante efetivo na defesa.