Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos e Professores do Curso Técnico em Fruticultura se reúnem em mais um encontro presencial



O curso é protagonista em atividades práticas nos empreendimentos de Fruticultura no sul do Brasil

O curso Técnico em Fruticultura, modalidade a distância, do Colégio Politécnico da UFSM, realizou neste sábado, 05/11, no período da manhã, uma visita técnica na propriedade de Guilherme Zanini, proprietário da San Lucca Hortigranjeiros, localizada no distrito de São Valentim em Santa Maria, RS. A visita foi organizada pela disciplina de Irrigação e Fertirrigação de Plantas Frutíferas, ministrada pelo Prof. Diniz Fronza, e contou com a presença dos professores Gustavo Pinto da Silva e Rudinei de Marco. Na oportunidade foram observados diversos aspectos do sistema de produção, em especial, com foco na mistura de nutrientes solúveis e sistema de irrigação.

A propriedade é produtora de tomates em sistema semi-hidropônico, com uma série de tecnologias que permitem que os estudantes tenham contato com a proposta de produção em maior escala com suplementação de água.  A família diversifica o portfólio com a produção de mini melancia e laranjas, ambas com sistema de irrigação. A propriedade é destaque em função do manejo integrado de pragas e doenças, com uma série de ações voltadas para o manejo biológico.

No âmbito do mercado, a propriedade comercializa a  produção  em um supermercado da família do agricultor, onde busca transferir para o consumidor a segurança na aquisição de alimentos nas melhores condições de produção. No retorno da viagem técnica, como estratégia didático-pedagógica diferenciada no curso, o Prof. Diniz mediou um debate com os estudantes no sentido de sistematizar os  aspectos positivos e pontos a melhorar. Os momentos de aproximação entre a prática e a condução teórica, são necessários para promover processos de reflexão crítica e aumentar os contextos de  aprendizagem entre os discentes.

No período da tarde, os alunos se reuniram com os professores Ezequiel Redin e Roberson  Macedo de Oliveira para discutir e iniciar a organização do 1º Polifruti, desenvolvido na disciplina de Vivências em Fruticultura I. Através do uso das metodologias ativas, estratégias de ensino que incentivam os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, os alunos trouxeram problemas práticos dos empreendimentos de fruticultura no sul do Brasil para sistematização e construção de um evento que possa abordar questões centrais e necessárias ao campo da fruticultura.

Com essa metodologia de ensino, os estudantes definiram as principais temáticas do evento: a) canais e mercados; b) cooperativismo na fruticultura; c) irrigação; d) manejo de solo; e) coleta foliar e análises. O evento está em construção, com data  prevista para o mês de janeiro de 2023, e possui a finalidade de fortalecer a formação em torno de uma visão sistêmica da fruticultura, por parte dos estudantes, e também os aspectos de comunicação dos alunos em relação ao conhecimento em fruticultura, com uma postura proativa de futuros técnicos em fruticultura.

O curso Técnico em Fruticultura EAD se propõe criar um ambiente de inovação em torno da formação técnica a distância, proporcionando um formato híbrido, em que o aluno consiga estudar em diferentes regiões do país, mas também possa agregar conhecimento técnico prático em diferentes propriedades e também com a estrutura de ponta que o Colégio Politécnico da UFSM proporciona ao público.  

O curso está com inscrições abertas até 21/11. Para acessar o edital, clique aqui! Para dúvidas, encaminhe e-mail para o Curso: ead.fruticultura@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-304

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes