Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Técnico em Fruticultura EAD realiza visitas técnicas em propriedades na Região Centro-Serra

Formação técnica em fruticultura, na modalidade a distância, oportuniza contato e conhecimentos técnicos em propriedades nos municípios gaúchos de Sobradinho e Passa Sete.



O curso Técnico em Fruticultura, modalidade a distância, do Colégio Politécnico da UFSM, realizou nesta segunda, 7 de novembro, uma viagem técnica para duas propriedades no município de Sobradinho, e uma em Passa Sete (RS). Essas atividades são proporcionadas de forma regular para que os estudantes tenham uma maior aproximação com experiências de produção, mas também para que possam conhecer as diversidades de formas de atuação na área.

Produção agroecológica

Foto: Magda Monego

Em Sobradinho, os estudantes e professores estiveram na propriedade do Sr. Natalino Wiedenhoft, um agricultor familiar que trabalha com produção agroecológica de frutas, em especial laranja, pêssego e morango. O objetivo foi identificar os desafios internos e externos ao estabelecimento rural para se manter na agroecologia. A produção agroecológica tem uma série de questões de ajustes e recuperação das condições do ambiente de produção, mas também no que tange ao entendimento dos consumidores e das organizações sobre essas formas produtivas.

O fruticultor já foi presidente de uma associação ecológica no município e possui diversas experiências em agroecologia, incentivados pelo apoio da extensão rural local. A visita técnica na propriedade foi acompanhada pelas Rádios Sobradinho 1110 AM e Jacuí FM 97,3, através do repórter Fabrício Ceolin e divulgado no Programa Quadro Geral. O Prof. Gustavo Pinto da Silva, coordenador do curso, destacou a importância do curso técnico para a região e as formas de ingresso na UFSM. A Prof. Magda Aita Monego, coordenadora do Curso Técnico em Alimentos, apresentou os 20 cursos com inscrições abertas no Colégio Politécnico da UFSM. Por último, o Prof. Ezequiel Redin, docente da disciplina de Vivências em Fruticultura I, falou da importância do curso para a região, dos problemas de gestão dos fruticultores e da imersão da universidade na Região Centro-Serra. A entrevista pode ser ouvida no Programa Quadro Geral em 25 minutos em diante, no seguinte link

Vinhedos orgânicos e pomares 

Foto: Ezequiel Redin

A segunda imersão foi nos Vinhedos Redin, empreendimento que atua no cultivo de uvas em sistema orgânico, voltados para a produção de sucos e vinhos. Para a equipe do curso, foi uma oportunidade de visualizar também como as belezas naturais se integram aos espaços de moradia, uma vez que o parreiral compõe a paisagem de um residencial urbano. Acompanharam a visita a Rádio Gazeta FM 98.1, Jornal impresso Gazeta da Serra e o Gazeta Notícias áudio e vídeo. Na ocasião, os professores Gustavo Pinto da Silva, Magda Aita Monego e as estudantes dos cursos Karem Vieira, Jackelyne Cézar e Priscilla Priscilla Santos de Morais foram entrevistados pelos veículos. A entrevista e os releases podem ser acessados aqui

Foto: Magda Monego

À tarde, a equipe da UFSM se deslocou para a propriedade da Família Marcos Rene Jung para conhecer os pomares de ameixa e de caqui no município de Passa Sete, RS. Destaca-se que a produção de ameixa e de caqui não são comuns nessa região, razão pela qual se tornam de suma importância para os estudantes perceberem que existem outras alternativas, além daquelas que comumente são percebidas. A visita foi organizada pelo técnico em Agropecuária Anderson Mateus da Silva do Escritório municipal da Emater-RS/ASCAR de Passa Sete, o qual acompanha periodicamente a propriedade e pode demonstrar a necessidade de formação de profissionais de extensão rural para trabalhar na fruticultura. 

Nas três propriedades, foram conduzidas aulas práticas pelos professores Rudinei de Marco, Renato Trevisan e Gustavo Pinto da Silva. As visitas também tiveram o acompanhamento de Hazael Soranzo de Almeida, técnico em agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM.   

As visitas técnicas visam reforçar os componentes curriculares com práticas de campo para  proporcionar uma visão ampla da atividade, relacionando desde o empreendedorismo, mercados e vivências em propriedades rurais. Elas somente são possíveis de ser realizadas pelo vínculo existente entre os participantes do Curso técnico com essas unidades produtivas, os escritórios de assistência técnica e extensão rural, a imprensa, dentre outros.

Inscrições abertas

O Colégio Politécnico está com inscrições abertas até 21/11, incluindo o Curso Técnico em Fruticultura. Para acessar o edital, clique aqui! Para dúvidas, encaminhe e-mail para o Curso: ead.fruticultura@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-310

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes